PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Toyota Yaris Cross reforça tecnologia e acústica, e fica mais potente

SUV compacto vendido na Europa só compartilha o nome com o futuro modelo a ser vendido e fabricado no Brasil, a partir de 2024

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 nov 2023, 13h02
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O Toyota Yaris Cross está confirmado para estrear no Brasil em 2024, já com produção nacional. Enquanto isso, na Europa, onde existe desde 2021, o modelo ganhou telas maiores, reforço no isolamento acústico e uma nova opção de motorização híbrida, mais potente. Não se anime, porém: o Yaris Cross brasileiro será diferente do europeu e seguirá o comercializado na Indonésia.

Pelo menos a mecânica dos dois carros é semelhante, especialmente agora que o modelo europeu ganhou opção de 1.5 híbrido mais potente.

Na aparência, a linha 2024 do Yaris Cross na Europa pouco muda. Por fora, há apenas uma nova opção de cor (azul Juniper) e novas rodas de 18 polegadas. Seguem os faróis e as lanternas em led, além da carroceria com vincos bem marcados.

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross (Divulgação/Toyota)

Há mais novidades no interior, incluindo equipamentos extras. O quadro de instrumentos é sempre digital, com 7 ou 12,3 polegadas, e a central multimídia, que agora tem atualizações remotas e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, pode ter 9 ou 10,4 polegadas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O compacto também atualiza seu pacote de itens tecnológicos de segurança e condução. Ele passa a ter sistema pré-colisão, supressão de aceleração, lembrete de esquecimento de objetos e crianças no banco traseiro e monitoramento lateral para abertura segura das portas, e atualiza as câmeras, o radar e o piloto automático adaptativo, que prometem funcionamento otimizado.

Toyota-Yaris_Cross-2024-1280-09
Toyota Yaris Cross (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Além de equipamentos, o Toyota Yaris Cross europeu também ganha novos revestimentos e um reforço no isolamento acústico e na vibração, visando maior conforto dos ocupantes. A Toyota adicionou um amortecedor dinâmico no suporte esquerdo do motor, um ressonador na mangueira de admissão, isolamento de camada tripla atrás do quadro de instrumentos e vidro mais espesso no para-brisa e nas janelas laterais.

Na motorização híbrida, o modelo segue combinando um motor 1.5 aspirado a outro elétrico, assim como será no Yaris Cross brasileiro. Por lá, porém, o SUV compacto já oferecia uma configuração com 116 cv combinados. A novidade fica para um ajuste mais potente, que convive com o já existente.

Continua após a publicidade
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross (Divulgação/Toyota)

O Hybrid 130 entrega 132 cv combinados e promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos – 0,4 a menos que nas versões de entrada, menos potentes.

Para o modelo brasileiro (veja foto abaixo), a combinação entre os motores 1.5 e elétrico deverá render próximo dos 116 cv da versão de entrada europeia. Na Indonésia, o conjunto entrega 112 cv combinados, sendo 80 cv do motor elétrico e 75 cv do motor 1.5 aspirado. Por aqui, no entanto, o SUV será um híbrido flex e também poderá beber etanol, além da gasolina.

Pacote GR acrescenta elementos com estética esportiva tanto por fora...
Pacote GR acrescenta elementos com estética esportiva tanto por fora… (Divulgação/Toyota)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.