Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 7,99

Toyota vaza detalhes sobre motor do conceito Hybrid-R

Veículo será capaz de desenvolver 414 cavalos de potência

Por redação
Atualizado em 9 nov 2016, 12h41 - Publicado em 31 ago 2013, 13h27
sustentabilidade

A Toyota já mostrou esboços e teasers do Yaris Hybrid-R Concept, oferecendo apenas pequenos vislumbres e detalhes sobre o veículo que será revelado durante o Salão de Frankfurt, como o motor 1.6 litros GRE (Global Race Engine), combinado com dois motores elétricos, que seria capaz de gerar mais de 400 cavalos de potência.

Esse dado nos fez pensar exatamente como esse hatchback iria entregar sua prometida potência de 414 cv. Sob o capô fica o já conhecido motor 1.6, derivado das pistas, e agora surgiram mais detalhes: o motor, que alimenta as rodas dianteiras, possui injeção direta, quatro cilindros e turbo.

Ainda, isso parece pouco para desenvolver 414 cavalos de potência. Então a Toyota utilizou um supercapacitor, desenvolvido a partir do TS030 Hybrid Le Mans, em vez das baterias tradicionais de um híbrido. O benefício, de acordo com a fabricante japonesa, é que a potência pode ser “mais rapidamente absorvida e descarregada do que em um sistema de bateria tradicional”.

O motor a gasolina tem a ajuda de um trio de motores elétricos de 60 cavalos de potência cada. Dois deles movem as rodas traseiras, enquanto o terceiro encontra-se entre o motor e a caixa sequencial de seis velocidades.

Continua após a publicidade

Desenvolvendo a mesma quantidade de potência que os motores do eixo traseiro, este motor centralizado canaliza sua força para o supercapacitor derivado das pistas durante as frenagens e providencia potência extra para as rodas traseiras em aceleração quando as rodas dianteiras começam a perder aderência.

Além do poder distributivo do motor central, os motores elétricos traseiros podem ajustar a quantidade de torque que flui para cada uma das rodas, assim como um diferencial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.