Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Este Toyota Supra autônomo faz drift tão bem quanto um piloto

O modelo faz parte de um projeto da fabricante que busca estudar pilotos profissionais para melhorar os sistemas de segurança ativa

Por Gabriel Monteiro Atualizado em 20 jan 2021, 17h03 - Publicado em 20 jan 2021, 16h58
Modelo Toyota Supra modificado para um projeto de pesquisa da fabricante
Divulgação/Toyota

No início de 2019 a Toyota relançou o aclamado esportivo Supra após um hiato de 17 anos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A singular habilidade do Supra para o drift foi aproveitada pela Toyota e pelo Laboratório de Design Dinâmico da Universidade de Stanford. Em parceria, transformaram o cupê em um drifter totalmente autônomo.

Sem qualquer interferência do piloto, que só precisa estar ao volante por segurança, o carro consegue iniciar e manter derrapagens sozinho, como mostrado no vídeo divulgado.

O protótipo faz parte de um estudo que busca replicar os instintos de pilotos profissionais e aplicá-los em tecnologias de segurança ativa.

Continua após a publicidade
  • O CEO e cientista-chefe do Instituto de Pesquisa da Toyota (TRI, na sigla em inglês) enfatizou a necessidade dos avanços nas tecnologias de automatização: “A realidade é que todo motorista tem vulnerabilidades e, para evitar um acidente, os motoristas muitas vezes precisam fazer manobras que estão além de suas habilidades”. 

    Toyota GR Supra modificado derrapando em uma curva
    Divulgação/Toyota

    Na atual fase do projeto, a Toyota tenta aplicar a tecnologia em veículos reais e, dessa intentona, nasceu o Supra Drifter.

    Embora o vídeo divulgado impressione os espectadores, não foram divulgadas as especificações técnicas do modelo usado nas filmagens.

    Toyota Supra modificado parado em cima das marcas de derrapagem.

    Mesmo que sem nenhuma previsão para começarmos as tecnologias desenvolvidas por esse projeto no mundo real, a Toyota garantiu que os resultados serão divulgados para que ela e outras montadoras possam utilizá-los para melhorar a segurança nas estradas.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741
    arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade