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Toyota Sequoia é irmão maior do SW4 e tem V6 que imita diesel

Com motor elétrico ajudando a transmissão, Toyota Sequoia é SUV da picape grande Tundra e repete a receita de motor V6, luxo e preparo off-road

Por Eduardo Passos
26 jan 2022, 19h28
Toyota Sequoia TRD Pro
Novo Toyota Sequoia 2023 é SUV da picape grande Tundra (Divulgação/Toyota)
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A Toyota vem renovando profundamente sua linha de veículos grandes nos Estados Unidos, ainda mais fresca graças ao novo Toyota Sequoia. O SUV da picape grande Tundra chegou à terceira geração com os mesmos trunfos da caminhonete — cotada para o Brasil.

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Além do motor V6 híbrido, o novo Sequoia espelha a Tundra em suas versões, com a aventureira TRD Pro dividindo topo de linha com a luxuosa Capstone. Fazendo jus ao nome, que homenageia a icônica árvore da California, o Sequoia também utiliza o material no seu interior.

Inspiração para nova Hilux

Em sua terceira geração, o maior SUV da Toyota nos EUA usará os mesmos motores em todas as versões, ressaltando a satisfação da fabricante com sua ideia. Nela, o V6 3.5 biturbo faz a maior parte do trabalho, sendo auxiliado por um pequeno motor elétrico.

Design do Toyota Sequoia pode inspirar próxima geração do SW4
Design do Toyota Sequoia pode inspirar próxima geração do SW4 (Divulgação/Toyota)
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Até aí tudo normal, mas o segredo que parece ter dado certo está na posição desse motor, entre o volante do motor e o conversor de torque. Graças a esse arranjo, o câmbio automático de 10 marchas e tração 4×2 ou 4×4 ganha um empurrão importante para ter uma curva de torque de motor a diesel, com pico de força a meros 2.400 rpm.

União do 3.5 V6 biturbo ao motor elétrico rende 443 cv e 80,2 kgfm
União do 3.5 V6 biturbo ao motor elétrico rende 443 cv e 80,2 kgfm (Divulgação/Toyota)

O motor elétrico também serve para entregar a maior parte dos 80,2 kgfm de torque rapidamente, nos modos de direção esportiva. Com performance econômica, entretanto, o SUV de 443 cv pode rodar exclusivamente elétrico a até 29 km/h.

Modelo supera os 5,2 m de comprimento e tem arquitetura similar à do Land Cruiser
Modelo supera os 5,2 m de comprimento e tem arquitetura similar à do Land Cruiser (Divulgação/Toyota)
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Luxo de Lexus

O interior do Sequoia é feito para quem gosta da natureza, mas não dispensa a vida de camarote. Mesmo o modelo de entrada, Sequoia SR5, já conta com assentos aquecidos e amplo teto solar. A topo de linha Capstone, por sua vez, é completada com bancos elétricos e refrigerados até na terceira fileira, quadro de instrumentos digital e ampla central multimídia.

Interior do Sequoia Capstone abusa de madeira, telas e iluminação colorida
Interior do Sequoia Capstone abusa de madeira, telas e iluminação colorida (Divulgação/Toyota)

A lista de equipamentos ainda traz cadeiras do tipo capitão na segunda fileira (sem o assento do meio), 14 alto-falantes JBL Premium, rodas de aro 22 exclusivas e assinatura luminosa com decoração própria e setas sequenciais.

Central multimídia tem 14 polegadas
Central multimídia tem 14 polegadas (Divulgação/Toyota)
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Com madeira até no nome, o Sequoia, curiosamente, utiliza nogueira-americana com poros abertos em seu interior. A madeira escura não é envernizada, destacando as imperfeições do material, de origem sustentável.

Versão off-road

O conforto dos ocupantes do Sequoia Capstone é reforçado pela suspensão adaptativa a ar, que ajusta a altura da traseira conforme a distribuição de carga pelo carro.

Toyota Sequoia TRD Pro 2023 tem grade exclusiva, com barra de leds para incrementar iluminação
Toyota Sequoia TRD Pro 2023 tem grade exclusiva, com barra de leds para incrementar iluminação (Divulgação/Toyota)

Quem não abrir desse conforto mas quer botar o Toyota para viver como os SW4 do Brasil pode optar pela versão TRD Pro. Nela, o conforto é acompanhado de robustez, exposta no skid plate de alumínio, que garante a integridade do assoalho em terrenos ruins.

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Interior da versão TRD Pro mantém luxo mas se torna mais discreto e
Interior da versão TRD Pro mantém luxo mas se torna mais discreto e “rústico” (Divulgação/Toyota)

O modelo também usa rodas próprias, de aro 18, e pneus mistos. A suspensão usa amortecedores com bypass interno da Fox e, para facilitar a vida, o modelo vem de série com assistentes de trilha e, claro, tração 4X4.

Placa de alumínio que recheia o skid plate tem 0,6 cm de espessura
Placa de alumínio que forma o skid plate tem 0,6 cm de espessura (Divulgação/Toyota)

Neles, os diversos sensores do carro monitoram o terreno e servem para ajustá-lo às condições de rodagem. Graças ao assistente CRAWL, é possível até esquecer os pedais, que são operados autonomamente. O motorista fica responsável apenas pelo volante, que é aquecido e em couro de alta qualidade.

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Versões mais caras devem superar os US$ 70.000
Versões mais caras devem superar os US$ 70.000 (Divulgação/Toyota)

Desculpas para usar o Toyota Sequoia no barro não faltam. Seu preço, entretanto, será revelado próximo do início das vendas, no meio de 2022. São esperados modelos que vão de US$ 50.000 a mais de US$ 70.000.

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A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
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