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Novo Toyota Land Cruiser tem fila de espera que chega a quatro anos

Além da grande procura, que se iniciou antes mesmo do lançamento, o SUV também sofre os efeitos da pandemia e da falta de componentes

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jan 2022, 10h15 - Publicado em 25 jan 2022, 10h14

Após ter as suas rígidas regras de compra reveladas, o novo Toyota Land Cruiser agora tem mais um empecilho para quem quiser levá-lo para casa: a fila de espera pelo modelo já chega a quatro anos.

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O prazo é confirmado pela própria Toyota, que divulga um comunicado em seu site no Japão, mais especificamente na página do SUV. Nele, a marca pede “sinceras desculpas pelo fato de o Land Cruiser ter sido muito bem recebido não apenas no Japão, mas também em todo o mundo” e que “espera-se que demore muito tempo para entregá-lo após o recebimento do pedido”.

O comunicado segue dizendo que, segundo a previsão de 19 de janeiro de 2022, “o prazo de entrega para encomendas pode ser de cerca de quatro anos”.

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Land Cruiser
Muitos pedidos e pouca produção têm causado longa fila de espera (Divulgação/Toyota)

É fato que o modelo foi bem recebido mundo afora – antes mesmo de ser lançado, os pedidos de reserva ultrapassaram em 400% a expectativa da marca.

Porém, este não é o único motivo para a demora, já que a Toyota não está fora da crise global de componentes, além dos efeitos da pandemia da Covid-19. Mais do que isso, no início da produção do Land Cruiser, a fábrica responsável pela operação precisou ser fechada por um mês para tentar conter a propagação do coronavírus.

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Interior do Toyota Land Cruiser 300Series visto dos bancos da frente
Interior do Toyota Land Cruiser 300 (Divulgação/Toyota)

Com a falta de unidades no mercado, os preços do modelo deverão disparar nos próximos meses. Por isso, em meados de 2021, a Toyota teria estabelecido algumas regras de comercialização do novo Land Cruiser, como a proibição de revenda do SUV durante um prazo de 12 meses. A medida procura evitar, entre outros problemas, que os carros caiam nas mãos de revendedores aproveitadores.

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