Toyota Land Cruiser FJ está de volta e tem chances de vir ao Brasil
SUV off-road utiliza a base da Hilux Champ e pode ser fabricado na Argentina para América do Sul
O novo Toyota Land Cruiser FJ foi apresentado globalmente na noite da última segunda-feira, 20, no Japão. O SUV aposta na capacidade off-road, na base da “Hilux barata” e na nostalgia para fazer sucesso.
Em sua apresentação, a Toyota fez questão de associar o FJ ao Land Cruiser original, lançado em 1951. No entanto, apesar de integrar a família Land Cruiser, o novo SUV se difere dos irmãos em muitos aspectos.
A começar pela plataforma, enquanto o Land Cruiser utiliza a GA-F, que é baseada no conceito TNGA, já o Land Cruiser FJ utiliza a base IMV, a mesma da Hilux Champ, ou seja, a “Hilux de baixo custo” já apresentada na Tailândia. E essa informação é fundamental para a América do Sul.
Desde o lançamento, informações da imprensa estrangeira apontam para a fabricação da Hilux Champ na Argentina. Vale lembrar que é de lá que o Brasil recebe a líder de vendas entre as picapes médias. Associado a isso, segundo o site Automotive News, o Land Cruiser FJ mira mercados emergentes, como sudeste asiático, África e América do Sul.
Como é o Toyota Land Cruiser FJ
O Toyota Land Cruiser FJ mantém muito do que vimos na picape Hilux Champ. As linhas quadradas e retas, mas agora no formato SUV. Toda a carroceria é cercada por plásticos, o que reforça a ideia de robustez.
As linhas quadradas também favorecem o aproveitamento do espaço interno. A capacidade é para cinco passageiros. O FJ tem 4,57 m de comprimento e 2,58 m de entre-eixos, além de 1,85 m de largura e 1,96 m de algura.
Curiosamente, o entre-eixos é 26,9 cm menor do que o Land Cruiser Série 250. Essas medidas colocam o FJ bem próximo do Land Rover Defender 90 com três portas.
Nostalgia e faróis opcionais
A Toyota segue firme apostando na nostalgia de modelos considerados icônicos ou clássicos para fazer sucesso. O nome FJ não foi escolhido ao acaso, ele remete justamente a SUV off-road lançado em 2006.
O FJ Cruiser saiu de linha em 2016 e apontava para o passado, já que remetia ao Toyota Bandeirante, a versão nacional do Land Cruiser original. A Quatro Rodas publicou as impressões ao dirigir do FJ Cruiser em sua despedida.
Para reforçar esse posicionamento, a Toyota oferecerá como opcionais faróis redondos que remetem justamente ao Land Cruiser original – ou Bandeirante se preferir. Os faróis faziam parte da identidade do FJ Cruiser e tradicionalmente são ligados aos primeiros utilitários da indústria.
Capacidade off-road e triciclo elétrico
O Toyota Land Cruiser FJ é equipado com motor 2.7 quatro cilindros a gasolina com 163 cv e 25,1 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas com tração nas quatro rodas.
A plataforma IMV recebeu reforços estruturais, especialmente nos pontos de fixação da suspensão. A ideia é melhorar a estabilidade e a resistência do conjunto.
Para garantir o uso no off-road, a Toyota afirma que a articulação das rodas e o ângulo de ataque são equivalentes aos do Land Cruiser Série 70, que é referência da marca nesse tipo de uso.
E caso o FJ não seja suficiente para que os passageiros explorem toda a trilha, a Toyota apresentou um triciclo elétrico, que na verdade é chamado de Land Hopper e classificado como “veículo elétrico de mobilidade pessoal” e projetado para transportar pessoas e cargas.
Ainda segundo a Toyota, a ideia é que o Land Hopper seja levado junto do FJ e utilizado para alcançar os extremos onde um carro não passaria. O Toyota Land Cruiser FJ será apresentado ao público no Japão Mobility Show 2025, que acontece entre 30 de outubro e 9 de novembro, mas as vendas ficarão para 2026.
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