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Hilux Champ: nova picape diesel da Toyota custa metade de uma Strada

Nova Hilux é mais acessível, se posiciona abaixo do modelo tradicional da picape e pode ser totalmente modificada

Por Lucas Parente
27 nov 2023, 19h03
 (Divulgação/Toyota)
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O conceito Toyota IMV se tornou uma picape de produção. A Toyota Hilux Champ estreia na Tailândia mantendo o caráter e muito do design do conceito: é uma picape barata, simples e extremamente funcional com três opções de mecânica e diversas possibilidades de personalização.

A Hilux Champ, foi desenvolvido e será produzido na Tailândia (mas também poderá ganhar produção na Argentina) muito por conta da popularidade das picapes por lá. Apenas a Toyota vendeu 145.435 unidades de Hilux lá em 2022, cerca de 17% do mercado total. O veículo chega para dar a Toyota conquistar ainda mais espaço no mercado tailandês.

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(Divulgação/Toyota)

O preço é um dos maiores argumentos. Na Tailândia, a Toyota Hilux Champ chega a custar a metade do preço de uma Fiat Strada 1.0 turbo: parte dos US$ 13.065, cerca de R$ 64.000 na cotação atual. A versão mais cara tem motor diesel e custa US$ 16.425, o equivalente a R$ 80.500.

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Agora falando sobre a picape, por fora ela parece idêntica ao modelo conceito. Na verdade, o que tem da Hilux é o chassi, pois o visual mantém a dianteira com grade em aço e laterais de plástico com visual inspirado no Toyota Land Cruiser, além dos faróis halógenos (LEDs são opcionais) e do pára-brisa plano, alguns dos segredos do baixo custo, junto com o minúsculo vidro traseiro.

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Toyota-Hilux-Champ_(03)
(Divulgação/Toyota)

Na caçamba, os engenheiros da Toyota adicionaram furos para parafusos em diversos locais, para que futuros proprietários possam personalizar o veículo de variadas formas. A Toyota Motor Tailândia mencionou que existem mais de 100 fabricantes de acessórios que podem transformar a Hilux Champ na “picape dos seus sonhos”.

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Versão de carro de bombeiro apresentado pela Toyota da Hilux Champ. (Divulgação/Toyota)

Como ja mostrado por Quatro Rodas, uma das interessantes características da nova picape da empresa japonesa está em sua personalização. Durante o Salão de Tóquio deste ano, a Toyota mostrou diversas opções de estilos para o conceito IMV, indo desde um carro de bombeiros até uma versão off-road.

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Toyota Hilux Champ off-road. (Divulgação/Toyota)

Apesar das diversas opções de modificações, todas as versões da nova picape da Toyota disponíveis na Tailândia têm a mesma cabine simples, com duas portas e apenas dois lugares. O interior é o mais básico possível, como o exterior. A cabine possui detalhes em laranja em contraste ao plástico escuro.

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Não há central multimídia, sendo o painel de instrumentos a única fonte de informação para o motorista. As únicas características que podem ser observadas são de um “ventilador”, já que não há ar-condicionado de série, dois porta copos, uma tomada elétrica, vidros elétricos e alguns compartimentos de armazenamento. É tão “pé de boi” que só tem parassol para o motorista e a coluna não tem acabamento interno.

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(Divulgação/Toyota)

A picape está disponível em duas especificações de tamanho. A primeira, mais curta, tem 4,9 m de comprimento e a segunda já está na casa dos 5,3 m de comprimento.

A motorização já é um pouco mais bem planejada, com 3 variações, sendo elas: um 2.0 aspirado a gasolina, 2.7 aspirado a gasolina e um 2.4 turbodiesel, fechando as configurações. A versão mais básica gera 137 cv e 18,6 kgfm. A segunda, com motor 2.7, é a mais potente com 164 cv e 24,9 kgfm. A última e única a diesel gera 148 cv de potência e tem o maior torque entre todas de 34,9 kgfm.

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(Divulgação/Toyota)

O motor 2.0 básico é acoplado exclusivamente a câmbio manual de 5 velocidades. As outras duas opções estão disponíveis com câmbio automático de 6 marchas. Todas as versões são de tração traseira, ou seja, não há opção 4×4 – pelo menos não disponível na Tailândia.

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(Divulgação/Toyota)

Ainda não se sabe em quais mercados a Toyota irá levar a sua nova picape, mas o maior foco para a nova Hilux Champ será em mercados emergentes. A produção também pode se estender para a África do Sul, de onde seria exportada para países africanos e árabes.

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Já a América Latina receberia unidades fabricadas junto com a Hilux convencional em Zárate, na Argentina. Este novo modelo pode se tornar a melhor opção para empresas e proprietários de pequenos negócios que buscam um veículo versátil e confiável para suas necessidades diárias. Melhor até do que a Hilux com cabine simples.

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