Toyota Hilux ganha versão elétrica feita sob medida para mineradoras
Modelo convertido aposta no torque instantâneo e baterias generosas para se destacar. Sucesso da iniciativa pode fazer com que o Brasil siga mesmo caminho
Cada vez mais, carros a combustão vêm sendo convertidos em modelos elétricos, preservando o estilo e, basicamente, alterando o meio de propulsão. Além de curioso e divertido, o método apresenta vantagens comerciais, que serão exploradas por mineradoras da Austrália.
O país oceânico terá uma frota com milhares de Toyota Hilux, que abrirão mão do motor turbo diesel e usarão apenas energia elétrica. A iniciativa é um trabalho conjunto entre a SEA Electric — especialista nesse tipo de conversão — e a MEVCO, que presta serviços de frota para um dos país líderes globais em mineração.
Poucos detalhes foram adiantados, mas a SEA Electric destacou que as caminhonetes serão completamente funcionais, aguentando todo o tranco que se espera de um veículo que serve às mineradoras. Ao todo, 8.500 Toyota elétricos serão produzidos, com a Hilux compondo maioria deles e o Land Cruiser fechando a conta.
A ideia é instalar um sistema de média tensão, que dispensa gerenciamento térmico ativo das baterias e, desse modo, reduz custos e facilita manutenção. Haverá opções tanto 4×2 quanto 4×4, além de dois tamanhos de bateria.
No menor deles, com 60 kWh, o alcance é de 260 km, segundo estimativas. A versão de 80 kWh tem alcance de 380 km e ambas podem ser carregadas em corrente contínua; suficiente para levar a carga de zero a 80% em menos de uma hora. Além disso, as células de energia têm cinco anos de garantia.
O motor elétrico é dianteiro e, segundo dados de fábrica, terá 182 cv. A grande vantagem está nos 71,4 kgfm de torque, que, entregues instantaneamente, prometem melhorar bastante a operação em terrenos desafiadores.
Com a Austrália sempre próxima do Brasil na lista dos maiores mineradores do mundo, o sucesso no outro lado do Hemisfério Sul pode, certamente, estimular medidas parecidas aqui.