JAC E-JS8 é nova picape elétrica com potência e preço de Toyota Hilux
Atualização da iEV330P, picape média elétrica da JAC é única no segmento e chega com incrementos na potência e na eficiência mecânica
![Além de mudanças mecânicas, nova geração da caminhonete elétrica da JAC ganhou nome inédito](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/11/JAC-E-JP8-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Faltam alguns anos para que caminhonetes consagradas, como a Chevrolet Silverado, ganhem versão elétrica no Brasil. Antes disso, porém, a JAC continua desenvolvendo sozinha o segmento e lança sua segunda caminhonete 100% a baterias. A nova JAC E-JP 8 é uma picape média e traz importantes atualizações frente à JAC iEV330P, lançada discretamente em 2020.
Por fora, a diferença entre as duas picapes não é tão perceptível, mas a mecânica teve alterações sensíveis: o motor elétrico, por exemplo, passou do cofre dianteiro e agora está próximo ao eixo traseiro. Como uma boa caminhonete no arranjo de chassis e longarinas, ela mantém a tração traseira mas agora sem o cardan.
![JAC E-JP8 (4) São 5,32 m de comprimento, 3,1 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,85 m de largura](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/11/JAC-E-JP8-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
São mudanças que permitiram um salto considerável na potência, com a nova geração da picape atingindo os 204 cv (54 cv a mais do que antes). O torque, entretanto, teve uma leve diminuição e vai até 30,1 kgfm (-2,6 kgfm em relação à iEV330P).
![JAC E-JP8 (5) Carga útil aumentou 5% e chegou aos 840 kg](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/11/JAC-E-JP8-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com essas mudanças, espera-se que a caminhonete resolva o problema da velocidade máxima da geração anterior, limitada a 97 km/h. A economia de peso e o fim das perdas mecânicas causadas pelo cardan também permitiram que a JAC diminuísse levemente as baterias e aumentasse o alcance mesmo assim: com consideráveis 65,3 kWh, as células permitem à E-JP 8 rodar 330 km (NEDC) com uma única carga. Segundo a marca, rodando a 60 km/h, essa autonomia pode chegar aos 400 km. Esses cálculos não consideram a capacidade máxima de carga, que agora é de 840 kg.
![JAC E-JP8 (1) JAC E-JP 8](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/11/JAC-E-JP8-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Carregando a picape em um wallbox de corrente alternada (em casas ou estacionamentos, por exemplo), leva-se 8h40 para encher de 20% a 100% das baterias. Em um carregador de corrente contínua a 50 kW, esse tempo caí para 1h. O fato da JAC utilizar tomadas de padrão chinês GB/T, entretanto, aumenta o risco de incompatibilidade entre adaptadores e carregadores rápidos brasileiros, quase todos no padrão CCS2.
Interior retocado
As mudanças da JAC E-JP 8 não se limitam à mecânica, e o interior da caminhonete cabine cabine dupla foi redesenhado com direito a nova central multimídia com 10,25’’. Entre outras comodidades, o modelo inclui direção eletro-hidráulica, luzes diurnas DRL, trio elétrico e ar-condicionado automático.
O modelo elétrico chega às lojas por R$ 369.990 — valor bem próximo (e ligeiramente maior) que os R$ 354.790 da Toyota Hilux GRS, topo de linha. A estreia da E-JP 8 marca mais uma expansão do portfólio de elétricos da JAC, que, aproveitando a produção de 300.000 caminhões na China, agora vende 14 modelos elétricos no Brasil, entre carros de passeio, caminhonete, caminhões, furgões e vans.