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JAC E-JS8 é nova picape elétrica com potência e preço de Toyota Hilux

Atualização da iEV330P, picape média elétrica da JAC é única no segmento e chega com incrementos na potência e na eficiência mecânica

Por Eduardo Passos
Atualizado em 8 nov 2022, 10h26 - Publicado em 7 nov 2022, 11h51
Além de mudanças mecânicas, nova geração da caminhonete elétrica da JAC ganhou nome inédito
Além de mudanças mecânicas, nova geração da caminhonete elétrica da JAC ganhou nome inédito (Divulgação/JAC)
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Faltam alguns anos para que caminhonetes consagradas, como a Chevrolet Silverado, ganhem versão elétrica no Brasil. Antes disso, porém, a JAC continua desenvolvendo sozinha o segmento e lança sua segunda caminhonete 100% a baterias. A nova JAC E-JP 8 é uma picape média e traz importantes atualizações frente à JAC iEV330P, lançada discretamente em 2020.

Por fora, a diferença entre as duas picapes não é tão perceptível, mas a mecânica teve alterações sensíveis: o motor elétrico, por exemplo, passou do cofre dianteiro e agora está próximo ao eixo traseiro. Como uma boa caminhonete no arranjo de chassis e longarinas, ela mantém a tração traseira mas agora sem o cardan.

São 5,32 m de comprimento, 3,1 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,85 m de largura
São 5,32 m de comprimento, 3,1 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,85 m de largura (Divulgação/JAC)

São mudanças que permitiram um salto considerável na potência, com a nova geração da picape atingindo os 204 cv (54 cv a mais do que antes). O torque, entretanto, teve uma leve diminuição e vai até 30,1 kgfm (-2,6 kgfm em relação à iEV330P).

Carga útil aumentou 5% e chegou aos 840 kg
Carga útil aumentou 5% e chegou aos 840 kg (Divulgação/JAC)

Com essas mudanças, espera-se que a caminhonete resolva o problema da velocidade máxima da geração anterior, limitada a 97 km/h. A economia de peso e o fim das perdas mecânicas causadas pelo cardan também permitiram que a JAC diminuísse levemente as baterias e aumentasse o alcance mesmo assim: com consideráveis 65,3 kWh, as células permitem à E-JP 8 rodar 330 km (NEDC) com uma única carga. Segundo a marca, rodando a 60 km/h, essa autonomia pode chegar aos 400 km. Esses cálculos não consideram a capacidade máxima de carga, que agora é de 840 kg.

JAC E-JP 8
JAC E-JP 8 (Divulgação/JAC)

Carregando a picape em um wallbox de corrente alternada (em casas ou estacionamentos, por exemplo), leva-se 8h40 para encher de 20% a 100% das baterias. Em um carregador de corrente contínua a 50 kW, esse tempo caí para 1h. O fato da JAC utilizar tomadas de padrão chinês GB/T, entretanto, aumenta o risco de incompatibilidade entre adaptadores e carregadores rápidos brasileiros, quase todos no padrão CCS2.

Interior retocado

As mudanças da JAC E-JP 8 não se limitam à mecânica, e o interior da caminhonete cabine cabine dupla foi redesenhado com direito a nova central multimídia com 10,25’’. Entre outras comodidades, o modelo inclui direção eletro-hidráulica, luzes diurnas DRL, trio elétrico e ar-condicionado automático.

O modelo elétrico chega às lojas por R$ 369.990 — valor bem próximo (e ligeiramente maior) que os R$ 354.790 da Toyota Hilux GRS, topo de linha. A estreia da E-JP 8 marca mais uma expansão do portfólio de elétricos da JAC, que, aproveitando a produção de 300.000 caminhões na China, agora vende 14 modelos elétricos no Brasil, entre carros de passeio, caminhonete, caminhões, furgões e vans.

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