Toyota Hiace: van com motor da Hilux está perto de chegar ao Brasil
Fabricada na Argentina, van da Toyota tem décadas de história na Ásia e chegará com motor diesel da Hilux em versão de carga e de passageiros
Desde de 2024, a mesma fábrica que produz os Toyota Hilux e SW4 em Zárate, na Argentina, também monta o Toyota Hiace. O modelo vem de uma linhagem de vans lançada no Japão há 58 anos e poderá se transformar em uma alternativa aos Renault Master, Mercedes Sprinter e Fiat Ducato. Será a estreia da Toyota entre as vans e furgões no Brasil.
O Toyota Hiace tem lançamento no Brasil marcado para a segunda metade de agosto e seu maior argumento será a marca e o fato de usar a mesma mecânica das Hilux e SW4, já bastante conhecidos.
A Hiace usa o mesmo eixo e suspensão traseira, além dos mesmos motores 2.8 turbodiesel e o câmbio automático de 6 marchas da Hilux e do SW4. O motor gera 163 cv nas versões de passageiros e 177 cv nas de carga. As duas configurações de carroceria estão homologadas no Brasil.
O Toyota Hiace é vendido na Argentina há alguns anos, mas passou a ser montado por lá em fevereiro de 2024 com kits de peças importados do Japão. Essa operação CKD garante duas versões: a van de carga H2L2 (três lugares e 9,3 m³) e a versão de passageiros Commuter DX (14 lugares). A versão de passageiros será a primeira lançada no Brasil, com o furgão de carga vindo logo na sequência.
As configurações Van L1H1 (3 lugares 6,2 m³) e Wagon (10 lugares) são vendidos na Argentina como importados e têm porte próximo dos Citroën Jumpy e Peugeot Expert.
A despeito da montagem com kits japoneses, a montagem local do Toyota Hiace usava 13 fornecedores argentinos e 97 brasileiros em 2024. Muitos deles estão relacionados à mecânica.
A lista de equipamentos do Toyota Hiace contempla dois airbags dianteiros, controles de estabilidade e tração, central multimídia de nove polegadas e câmera de ré. A versão de passageiros ainda tem saídas de ar-condicionado para o passageiro traseiros. A capacidade de carga varia entre 1.170 kg e 1.195 kg.
A produção do Toyota Hiace na Argentina em 2025 deverá chegar às 10.000 unidades. Será, também, uma forma de equilibrar as importações entre os dois países com o lançamento do Yaris Cross.
BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro: qual o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?
Como a Lecar perdeu a oportunidade de não virar piada no Salão do Automóvel
Kia K4 hatch e sedã virão ao Brasil em 2026 com 1.6 turbo do Hyundai Creta
Cadeira de rodas elétrica pagará IPVA em 2026? Entenda o caso
Nova geração do Jeep Renegade manterá porte e não terá só versões elétricas







