Toyota Corolla sedã garante sobrevida no Brasil com novo investimento
Toyota anunciou aporte milionário para a modernização das linhas de produção de sua fábrica em Indaiatuba, que produz o sedã há 24 anos
Em sua 12ª geração, com direito a uma revolucionária versão híbrida flex, o Toyota Corolla já não figura entre os modelos mais vendidos do mercado brasileiro – o que piorou após a chegada do “irmão” SUV, o Corolla Cross. Mesmo assim, o sedã já tem uma reestilização programada o Brasil.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A marca japonesa parece não se contentar, ou até mesmo não se importar, com o fraco desempenho nas vendas do modelo – e também irá contra quem dizia que o sedã não sobreviveria à chegada do SUV.
Isso porque a empresa anunciou que investirá R$ 50 milhões em sua fábrica localizada em Indaiatuba (SP), com foco em uma atualização para o Corolla, que deverá chegar em 2023. A fábrica, que produz o Corolla desde 1998, receberá novas tecnologias na linha de montagem.
“Seguimos firmes em nossa estratégia de oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a América Latina. Há mais de 20 anos, nossa planta em Indaiatuba demonstra sua capacidade para gerar negócios de forma bem-sucedida. Isso porque damos maior importância aos planos que ultrapassam o curto prazo, e que se traduzem na confiança que nossos clientes depositam sobre a marca”, enfatiza Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Em 2019, a fabricante encerrou um ciclo de R$ 1 bilhão de investimento em Indaiatuba, que possibilitou a planta produzir a 12° geração do Corolla equipada, também, com tecnologia híbrida flex.
A produção nacional do icônico sedã teve início em 1998, ano de inauguração da planta de Indaiatuba. Em quase 25 anos de história, a linha produziu mais de 1,3 milhão de Corolla, que resultaram na venda de 1,15 milhão de modelos, enquanto mais de 250.000 unidades foram exportadas para mercados da América Latina.
Segundo o comunicado oficial, o recente investimento em Indaiatuba se soma a uma série de iniciativas da Toyota do Brasil na busca por mais competitividade no mercado brasileiro. Inclusive, a fabricante revelou que investirá em outros dois projetos a fim de driblar o ambiente desfavorável aos negócios no âmbito nacional.
A desconfiança é que um desses “projetos” seja no novo Toyota GR Corolla, revelado ao mundo nesta quinta-feira (31). O lançamento atende ao desejo do presidente da marca, que queria “trazer de volta o Corolla que cativa nossos consumidores”. A chegada do modelo também reforça o plano da japonesa de divulgar a Gazoo Racing, sua divisão automobilística.