Toyota bZ Compact é SUV elétrico com manche no lugar do volante
Assim como bZ4X, o conceito traz um volante em forma de manche e deve ser o próximo SUV elétrico da submarca de elétricos da Toyota
A Toyota apresentou ontem (16) seu novo SUV conceito, que pode estar bem mais perto da produção do que se imagina. O bZ Compact SUV Concept, como o nome sugere, será um utilitário de dimensões mais comedidas, alocando-se abaixo do já lançado bZ4X, que tem tamanho próximo ao do RAV4.
O nome ‘bZ’ é uma sigla para “beyond zero”, ou além do zero, em português. Assim como os dois atuais representantes da submarca – bZ4X e o sedã bZ3 – o bZ Compact também é um elétrico puro, embora a Toyota não tenha dado detalhes da motorização.
O foco da família bZ está na sustentabilidade, indo além da mobilidade elétrica e livre de emissões ao usar também materiais sustentáveis na confecção do acabamento premium. Segundo a empresa, partes da cabine como os bancos, por exemplo, são feitas de materiais totalmente recicláveis ou a base de plantas.
Já por fora, ele traz referências dos visuais de seus ‘irmãos’, mas também traz suas características próprias. Os faróis são um bom exemplo, sendo estreitos e interligados – como no bZ3 – mas avançando sobre o capô, dando ares de “invocado” ao conceito.
Na traseira, o bZ Compact busca mais inspirações do bZ4X. Ambos trazem vincos e caimento do teto bem semelhantes, mas que foram acentuados no SUV compacto para melhorar a aerodinâmica. De acordo com a Toyota, inclusive, seu conceito tem um coeficiente de arrasto bem abaixo da média.
A cabine mais estreita, de acordo com a montadora, é outro elemento que ajuda a diminuir a resistência do ar, enquanto a posição das rodas ajuda a trazer um ar mais agressivo ao SUV.
Na parte tecnológica, a Toyota revelou que o bZ Compact está equipado com uma assistente virtual batizada de Yui. Ela responde aos comandos de todos os ocupantes do veículo e pode passar informações através de sinais sonoros ou da iluminação interna.
Outro detalhe é que o conceito traz um volante em forma de manche aeronáutico. O item também apareceu no primeiro material de divulgação do bZ4X, mas acabou se tornando um opcional restrito ao mercado chinês, o que também deve ocorrer com o SUV compacto quando chegar à versão de produção.
E ao que tudo indica isso não deve estar longe de acontecer. Como disse David Christ, vice-presidente geral do grupo Toyota, “o bZ Concept mostra outra visão possível de um futuro muito próximo dos nossos veículos elétricos a bateria”. Vale lembrar que o bZ4X teve um intervalo de aproximadamente seis meses entre a divulgação do conceito e a apresentação da versão de produção.
Uma chegada rápida às linhas de montagem também favorece os planos da Toyota, que pretende contar com um catálogo de 30 modelos elétricos a bateria, sendo cinco deles da família bZ. A empresa também pretende cumprir a meta de se tornar neutra em carbono até 2050.