Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Toyota Prius vira esportivo com carregador solar e painel inédito

Um clássico para os padrões elétricos, Toyota Prius ganha potência, interior novo e tecnologia para seguir relevante por décadas

Por Eduardo Passos
16 nov 2022, 12h06

Lançado há 25 anos, o Toyota Prius seria um modelo longevo até para os padrões de carros a combustão; para um modelo híbrido, nem se fala. Mas a fabricante japonesa quer muito mais: o Prius acaba de chegar à quinta geração com novidades importantes, de olho em “mais 25 anos de sucesso”.

Foi assim que pensaram os engenheiros da marca, na hora de escolher o que deveria ser mantido ou mudar em relação à geração passada, de 2015. Uma das coisas que se manteve, essencialmente, foi a silhueta do monovolume, com o longo vidro traseiro em caimento cupê unido a uma peça preta na tampa do porta-malas.

Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV
Placa solar no teto do Prius pode acrescentar até 1.250 km de autonomia por ano (Divulgação/Toyota)

Já uma mudança significante está nas lanternas e linhas gerais da traseira, mais planas. A dianteira teve atualização semelhante, com novos faróis “pontiagudos” e para-choque mais clean. Estilo que, acredita a Toyota, é uma “beleza universal” que se manterá no futuro.

Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV
Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV (Divulgação/Toyota)

A plataforma do Prius é a consagrada TNGA, mas houve série de incrementos para deixá-la mais próxima de uma arquitetura elétrica. Resultados incluem centro de gravidade mais baixo, suporte a pneus maiores e maior rigidez torcional.

Motores

A versão híbrida convencional do Prius chegará às concessionárias com duas opções de motores a combustão, uma delas o 2.0 que tem potência combinada de 193 cv (o torque ainda é desconhecido). Os dados do conjunto 1.8 não foram revelados, mas a geração anterior tinha 122 cv combinados.

Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV
(Divulgação/Toyota)

Já sabemos, porém, que a versão híbrida plug-in do Prius terá desempenho de esportivo, graças ao 223 cv e torque (também desconhecido) que levam o modelo de 0 a 100 km/h em 6,7s. A bateria do modelo também foi aperfeiçoada, e segundo a Toyota a autonomia está 50% maior do que antes, algo na casa dos 60 km.

Tecnologia atual

Internamente, as melhorias foram notáveis, com o quadro de instrumentos central dando lugar ao conjunto de cluster e volante do bZ4x, um do Toyota mais modernos à venda. O modelo também recebeu painel totalmente novo, com pegada levemente esportiva e até luzes que piscam como parte do sistema de prevenção de acidentes.

Continua após a publicidade

Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV

A versão PHEV do Prius, inclusive, traz carregador solar que pode acrescentar até 1.250 km de autonomia por ano. O sistema funciona principalmente com o carro parado, quando converte a radiação solar em carga nas baterias. Em movimento ele também funciona, mas para alimentar a bateria de 12 V.

Toyota Prius Plug-In Hybrid PHEV
(Divulgação/Toyota)

A Toyota lançará o novo Prius no Japão no segundo trimestre de 2023. Em seguida, a variante híbrida plug-in e/ou convencional seguirá para outros mercados que podem incluir o Brasil, onde o HEV deixou de ser vendido em 2021 por ter a mesma mecânica dos Corolla e Corolla Cross. A potência extra poderá torná-lo interessante novamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.