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Toyota bZ3 é novo sedã elétrico com baterias que não viciam após os anos

Graças à experiência da japonesa e tecnologia recente da BYD, novo Toyota bZ3 promete ótimo autonomia que se mantém mesmo após uma década

Por Eduardo Passos
24 out 2022, 19h22
Toyota bZ3 usará a mesma tecnologia de carros da Tesla — que, no caso, vem da chinesa BYD
Toyota bZ3 usará a mesma tecnologia de carros da Tesla — que, no caso, vem da chinesa BYD (Divulgação/Toyota)
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Apesar do imenso pioneirismo da Toyota no segmento dos carros híbridos, foi só há alguns meses que a japonesa lançou seu primeiro carro elétrico, o bZ4x. Agora é a vez do segundo veículo da família bZ chegar às lojas: o novo Toyota bZ3 é um sedã que será inicialmente restrito ao mercado chinês e tem um desenvolvimento tanto curioso quanto confuso.

 

Como praticamente todas as montadoras estrangeiras que fabricam na China, a Toyota opera no país asiático em regime de parceria com a FAW, de origem local. A FAW-Toyota se juntou à também chinesa BYD para, então, criar a BTET, que é a joint venture responsável pela fabricação do bZ3.

Indo além da papelada, a união permitiu que cada companhia entregasse o que tem de melhor na criação do novo veículo. Do lado da Toyota, veio a poderosa plataforma e-TNGA, que já demonstrou um pouco de sua capacidade no bZ4x — além da ausência de coluna de direção, o SUV elétrico conta com sistema de carregamento via placas solares, entre outras novidades.

Toyota bZ3 traseira
Curiosamente, não há fotos oficiais da traseira (Divulgação/Toyota)
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Já do lado da BYD vieram as baterias; assunto no qual a empresa vem adquirindo liderança global e até seduzindo “queridinhas” do setor de carros elétricos, como a Tesla. A fabricante dos recém-lançados no Brasil Tan, Han e Song Plus cederá sua tecnologia de bateria com células laminares, que tem até 50% mais energia armazenada em determinado peso e volume do conjunto em relação a tipos convencionais.

Linhas aerodinâmicas permitiram coeficiente aerodinâmico de excelentes 0,22
Linhas aerodinâmicas permitiram coeficiente aerodinâmico de excelente 0,22 (Divulgação/Toyota)

Graças a maior densidade energética, a Toyota afirma que a autonomia do bZ3 excede os 600 km, ainda que a medição tenha sido feita no otimista ciclo CLTC. Sendo a única marca que, há muitos anos, tem veículos eletrificados à venda, a japonesa ainda usou sua expertise para desenvolver compartimentos e sistemas de monitoramento e refrigeração exclusivos para o sedã.

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Espaço interno é favorecido pelo entre-eixos generoso
Espaço interno é favorecido pelo entre-eixos generoso (Divulgação/Toyota)

O resultado disso é que, após 10 anos de uso do carro, sua capacidade energética estará em pelo menos 90% da original, garante. A tecnologia de baterias laminares da BYD também contribui para a segurança do conjunto, graças à sua maior resistência a incêndios e danos causados por perfurações do assoalho.

Toyota bZ3 (4)
Painel do bZ3 não tem luxo (Divulgação/Toyota)
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Simples mas aconchegante

Ainda que não seja um carro popular, o bZ3 busca ser um elétrico mais acessível aos chineses, que vêm tomando gosto pela coisa. Para tanto, o interior do carro passa longe de ser luxuoso e foca em design clean.

A grande maioria dos comandos está concentrada na generosa central multimídia vertical, que é acompanhada de um quadro de instrumentos digital mas bem menor. A alavanca de câmbio dá lugar a um disco de seleção de marcha e, além das entradas USB-C, também há carregador de celular por indução.

Toyota bZ3 e bZ4x
Aos poucos, Toyota vai expedindo seu portfólio de carros elétricos (Divulgação/Toyota)
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O espaço interno, por outro lado, é um ponto de destaque do carro. Ainda que o bZ3 seja apenas 6 cm maior que um Toyota Corolla, o sedã elétrico tem 18 cm a mais de entre-eixos graças aos balanços reduzidos que a e-TNGA permite. O design do modelo também segue a linha do bZ4x, com forte ênfase na aerodinâmica, traseiro com caimento fastback e dianteira que, segundo a Toyota, remete a um tubarão-martelo.

Mais detalhes do Toyota bZ3 serão revelados quando o carro começar a ser vendido, provavelmente no final do ano.

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