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Toyota bZ3 é novo sedã elétrico com baterias que não viciam após os anos

Graças à experiência da japonesa e tecnologia recente da BYD, novo Toyota bZ3 promete ótimo autonomia que se mantém mesmo após uma década

Por Eduardo Passos
24 out 2022, 19h22

Apesar do imenso pioneirismo da Toyota no segmento dos carros híbridos, foi só há alguns meses que a japonesa lançou seu primeiro carro elétrico, o bZ4x. Agora é a vez do segundo veículo da família bZ chegar às lojas: o novo Toyota bZ3 é um sedã que será inicialmente restrito ao mercado chinês e tem um desenvolvimento tanto curioso quanto confuso.

 

Como praticamente todas as montadoras estrangeiras que fabricam na China, a Toyota opera no país asiático em regime de parceria com a FAW, de origem local. A FAW-Toyota se juntou à também chinesa BYD para, então, criar a BTET, que é a joint venture responsável pela fabricação do bZ3.

Indo além da papelada, a união permitiu que cada companhia entregasse o que tem de melhor na criação do novo veículo. Do lado da Toyota, veio a poderosa plataforma e-TNGA, que já demonstrou um pouco de sua capacidade no bZ4x — além da ausência de coluna de direção, o SUV elétrico conta com sistema de carregamento via placas solares, entre outras novidades.

Curiosamente, não há fotos oficiais da traseira
Curiosamente, não há fotos oficiais da traseira (Divulgação/Toyota)

Já do lado da BYD vieram as baterias; assunto no qual a empresa vem adquirindo liderança global e até seduzindo “queridinhas” do setor de carros elétricos, como a Tesla. A fabricante dos recém-lançados no Brasil Tan, Han e Song Plus cederá sua tecnologia de bateria com células laminares, que tem até 50% mais energia armazenada em determinado peso e volume do conjunto em relação a tipos convencionais.

Linhas aerodinâmicas permitiram coeficiente aerodinâmico de excelentes 0,22
Linhas aerodinâmicas permitiram coeficiente aerodinâmico de excelente 0,22 (Divulgação/Toyota)

Graças a maior densidade energética, a Toyota afirma que a autonomia do bZ3 excede os 600 km, ainda que a medição tenha sido feita no otimista ciclo CLTC. Sendo a única marca que, há muitos anos, tem veículos eletrificados à venda, a japonesa ainda usou sua expertise para desenvolver compartimentos e sistemas de monitoramento e refrigeração exclusivos para o sedã.

Espaço interno é favorecido pelo entre-eixos generoso
Espaço interno é favorecido pelo entre-eixos generoso (Divulgação/Toyota)

O resultado disso é que, após 10 anos de uso do carro, sua capacidade energética estará em pelo menos 90% da original, garante. A tecnologia de baterias laminares da BYD também contribui para a segurança do conjunto, graças à sua maior resistência a incêndios e danos causados por perfurações do assoalho.

Painel do bZ3 não tem luxo
Painel do bZ3 não tem luxo (Divulgação/Toyota)

Simples mas aconchegante

Ainda que não seja um carro popular, o bZ3 busca ser um elétrico mais acessível aos chineses, que vêm tomando gosto pela coisa. Para tanto, o interior do carro passa longe de ser luxuoso e foca em design clean.

A grande maioria dos comandos está concentrada na generosa central multimídia vertical, que é acompanhada de um quadro de instrumentos digital mas bem menor. A alavanca de câmbio dá lugar a um disco de seleção de marcha e, além das entradas USB-C, também há carregador de celular por indução.

Aos poucos, Toyota vai expedindo seu portfólio de carros elétricos
Aos poucos, Toyota vai expedindo seu portfólio de carros elétricos (Divulgação/Toyota)

O espaço interno, por outro lado, é um ponto de destaque do carro. Ainda que o bZ3 seja apenas 6 cm maior que um Toyota Corolla, o sedã elétrico tem 18 cm a mais de entre-eixos graças aos balanços reduzidos que a e-TNGA permite. O design do modelo também segue a linha do bZ4x, com forte ênfase na aerodinâmica, traseiro com caimento fastback e dianteira que, segundo a Toyota, remete a um tubarão-martelo.

Mais detalhes do Toyota bZ3 serão revelados quando o carro começar a ser vendido, provavelmente no final do ano.

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