Dez variações do Fusca que você provavelmente não conhecia

Conheça as mais inusitadas variações de carroceria que o pequeno Volkswagen já teve

Picape

Beutler Pickup

A Beutler fez na Suíça dos anos 50 algumas variações do Besouro, incluindo uma rara picape. Como essa nunca foi a vocação do VW, a caçamba se apoiava em suportes no para-choque para não cair com o peso.

 

Perua

UVA Shogan Baja

A inglesa Unique Vehicle & Accessory (UVA) criou, nos anos 80, o kit com painel, janelas e lanternas personalizados para conversão em perua, em três versões: Shogan, Shogan Baja (acima) e Shogan GTE (esportivo).

 

Baja

Fusca Baja

Nascidos nos anos 70 na Califórnia (EUA), os Bajas surgiram como opção aos buggys para encarar dunas. No Brasil, a moda começou na mesma década com Carlos Menon, um piloto de autocross que passou a transformar Fuscas para quem quisesse andar na terra.

 

Porsche

Beetle Oettinger

Fundada por Gerhard Oettinger, a alemã Okrasa preparava os VW desde 1950 e até exportava os kits. Em 1973, ela se superou: visual inspirado no Porsche 935 e um boxer 6-cilindros de 255 cv que atingia 210 km/h.

Beetle Oettinger

 

Camper

RQR Camper

Nos anos 70, a americana RQR concebeu o Camper, um minimotorhome feito de alumínio com interior de fibra de vidro. Havia espaço para armário, pia, fogão, geladeira e até duas camas: solteiro e casal.

 

Três volumes

Stoll Coupe

Em 1952, a Stoll lançou na Alemanha um três-volumes chamado Coupé, com traseira alongada, cobertura das rodas traseiras e teto solar. Um dos remanescentes está hoje no museu da Volks, em Wolfsburg.

 

Cabriolet

Fusca Cabriolet

Inúmeras empresas no mundo projetaram uma versão conversível. No Brasil, a mais conhecida foi a da Avallone, na década de 80. Com laterais de fibra de vidro, ela custava 60% a mais que o carro original.

 

Rolls-Royce

Fusca Rolls Royce

Moda nos EUA e Europa na década de 60, a transformação do modelo em Rolls-Royce também teve sua variação nacional, com a paulistana Edmorba. Na prática, só trocavam o capô por um de fibra de vidro.

 

Guincho

Tow Truck Wrecker

Quem pensaria em usar Fusca no resgate? A BGW Spectre pensou. Para isso, bolou o Tow Truck Wrecker, com tudo para socorrer carros nas estradas dos EUA: cabos de aço e estepe extras e até um guincho frontal.

 

Quatro portas

Karosserie Friedrich Rometsch

De olho nos taxistas alemães, a Karosserie Friedrich Rometsch desenvolveu um Volks especial. Para acomodar as duas portas (suicidas) extras e melhorar o espaço, o entre-eixo era alongado em 22 cm.

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  1. Marden Sampaio Santana

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