Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dez peças que não têm (ou tinham) nenhuma utilidade

Esses acessórios vieram ao mundo (dos carros) só para passear, pois não servem a nada

Por Da Redação
Atualizado em 2 ago 2018, 20h38 - Publicado em 20 mar 2017, 18h15

Chevrolet S10

(divulgação/Chevrolet)

A entrada de ar em cima do capô da antiga S10 (preta) era um trapézio, com 54 cm de largura na boca, 57 cm de comprimento e, perto do pára-brisa, largura de 74 cm. Quase meio metro quadrado para… nada. O scoop é falso.

 

Fiat Stilo

(divulgação/Quatro Rodas)

Carros de prestígio têm mais de uma saída de escapamento (indício de que há um motor V6 ou V8), com ponteira cromada. A fim de prestigiar o Stilo, a Fiat pôs duas molduras cromadas no pára-choque. A da esquerda fica logo acima do escapamento verdadeiro.

Continua após a publicidade

 

Chevrolet Captiva

(divulgação/Chevrolet)

Os utilitários Chevrolet são coerentes: se o ar não entra pelo scoop de capô (na S10), também não precisa sair. A grade no pára-lama dianteiro do jipinho serve apenas para arejar o visual. Ela existe nas variações do Captiva mundo afora, menos no Saturn VUE.

 

Renault Mégane

(arquivo/Quatro Rodas)

No Mégane europeu, o sensor atrás da maçaneta notava a chegada da mão e, se a antena identificasse a chave-cartão (que poderia estar no bolso), o carro abria. Como o Mégane brasileiro não tinha isso, a tampinha preta atrás da maçaneta erá só uma tampinha preta atrás da maçaneta.

 

Fiat Palio 1.8R

(arquivo/Quatro Rodas)

Fibra de carbono nasceu como recurso para livrar peso, substituindo o aço em peças estruturais. Sua aparência (um entrelaçado cinza e preto) virou sinal de prestígio. No Palio 1.8R de 2008, o desenho desse entrelaçado virou um adesivo. Não reforça a estrutura e acrescenta peso.

 

VW Bora

(arquivo/Quatro Rodas)

Bora, Fox, Polo e Golf tinham rodas com esses parafusos, que parecem do tipo Allen. Poderiam ser bons para evitar furto, mas… são enfeite. Meras tampinhas de plástico, que você precisa tirar antes de mexer nos parafusos (comuns). Cuidado para não perder.

Continua após a publicidade

 

Citroën Xsara Picasso

(arquivo/Quatro Rodas)

A grade da primeira geração da Picasso era fechada, servia apenas ao estilo. Faz tempo que o motor se basta com as entradas de ar do pára-choque. No Passat alemão de 1988, a Volks aproveitou isso para matar a grade e dar função a uma peça inútil: o motor respirava pelos furinhos do logotipo VW.

 

VW CrossFox

(arquivo/Quatro Rodas)

Um quebra-mato de plástico (com faróis auxiliares desprotegidos), num carro urbano com motor flex, tração dianteira e pneus tão bons para o asfalto quanto inadequados para a lama. O primeiro CrossFox fez sucesso, mas não fazia sentido.

 

Fiat Palio Adventure

(divulgação/Fiat)

Muito do que foi dito sobre o Stilo e o CrossFox vale aqui. Mas a Palio Adventure (hoje apenas Weekend) tem mais: um rack de teto em forma de “A”, sem travessas para apoiar carga nem ganchos para fixar elásticos ou cordas. É tudo puro charme.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.