SUV mais caro do planeta estará no Salão do Automóvel de SP
Rolls-Royce Cullinan só estreia no evento paulistano, mas já pode ser encomendado
Em maio deste ano a organizadora do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo havia confirmado a presença de 30 marcas no evento, incluindo as representadas pelo grupo Via Itália: Ferrari, Maserati, Lamborghini e Rolls-Royce.
Agora o evento confirmou alguns lançamentos do quarteto de luxo, incluindo a estreia do inédito Cullinan, o primeiro utilitário esportivo da história da marca britânica.
A primeira aparição pública do modelo será no São Paulo Expo, quando ele passará a ser o SUV mais caro do Brasil – pois do mundo ele já é.
A importadora oficial não revelou o preço do Cullinan, mas confirmou que ele se posicionará acima do Dawn – atualmente o modelo mais caro da gama, por R$ 4.200.000.
O valor supera quase todos os modelos da Ferrari e empata com a 812 Superfast. Na prática, o Cullinan só não deve superar o Lamborghini Aventador Roadster, atualmente o carro mais caro do Brasil, que custa R$ 5.350.000.
Hiperluxo
A entrada da Rolls-Royce no segmento de SUVs exigiu recursos até então inéditos na indústria. Um exemplo é o vidro que divide a cabine do porta-malas para manter o isolamento acústico e térmico da cabine.
Até então isso não era um problema, pois os modelos anteriores eram sedãs ou cupês, cuja abertura do porta-malas não interfere no conforto de seus ocupantes. Também é o primeiro Rolls-Royce com bancos traseiros rebatíveis.
Mas dá para buscar ainda mais luxo acima do Cullinan. A Via Italia também confirmou a chegada do novo Phantom ao Brasil.
A segunda geração do modelo topo de linha da marca deve chegar ao país entre o fim de 2018 e início de 2019. O preço também não está confirmado, mas é possível que fique próximo aos R$ 5 milhões.
Multiestrelado
O Cullinan irá dividir o espaço com outro SUV, o Lamborghini Urus. O utilitário derivado do Audi Q7 e Porsche Cayenne será um dos lançamentos do grupo Via Italia, junto da Maserati Levante, Huracán Performante Spyder e Ferrari 488 Pista.
Os múltiplos lançamentos do importador contrastam com o retorno tímido feito pelo grupo em 2016, quando uma unidade do Levante foi exposta.
Nos salões de 2012 e 2014 a Via Italia não participou do Salão do Automóvel de São Paulo. Por conta da ausência, a Fiat optou por importar por conta própria unidades da Maserati e Ferrari para atrair o público do evento.
Mesmo com o retorno de grandes marcas, o Salão deste ano fica marcado pela ausência de marcas importantes, como Jaguar, Land Rover, Peugeot e Citroën.
Inclusive é a primeira vez que as marcas do Groupe PSA abrem mão do evento desde a inauguração da fábrica de Porto Real (RJ), em 2001.
Além das quatro fabricantes, a Volvo manteve a decisão global ao não participar do Salão.