Agora parte do grupo Stellantis, a Citroën prepara para outubro seu maior lançamento no Brasil em anos. Trata-se do seu novo carro de entrada, que terá a missão de substituir o Citroën C3 ao mesmo tempo que será posicionado abaixo do Peugeot 208.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
A tarefa é especialmente árdua, mas flagra de autor anônimo e compartilhada conosco pelo perfil @exoticsdiplomatics do Instagram deixa clara a estratégia de transformar o hatch compacto em SUV compacto – ou quase isso. Exatamente a mesma proposta adotada pelo Renault Kwid.
As semelhanças não param por aí. Assim como o carro de entrada da Renault, o chamado projeto CC21 vem sendo tocado em paralelo com a Índia. Por lá, o projeto é capitaneado pelo CK Birla Group (dona da Hindustan e representante dos caminhões Mitsubishi), com quem a marca francesa formou uma joint venture para produzir no país.
O ponto de partida foi a nova plataforma global modular CMP, que estreou no Brasil com o novo Peugeot 208 (este, fabricado na Argentina). Mas há modificações significativas nas dimensões e também para a simplificação da base.
Para ser visto como um SUV, o modelo tem a frente bem elevada e curvada teto alto e mais quadrado que o de um C3 para aproveitar melhor o espaço interno. Também vale notar as linhas retas das molduras das janelas (como no Hyundai Creta, e como as rodas de aro 15 parecem pequenas para o protótipo. Em porte, estaria mais próximo de um Renault Sandero.
No que diz respeito ao estilo, sabe-se que a dianteira terá luzes diurnas de led separadas dos faróis para manter algo da identidade visual dos novos Citroën europeus, mas com algumas diferenças, como leds em formato de ‘Y’ – conforme a projeção do site Autos Segredos.
Seguindo a regra de complementaridade das linhas entre Peugeot e Citroën, o novo compacto da Citroën será mais barato que o novo Peugeot 208. Justamente por isso, o substituto do C3 seguirá com o motor três cilindros 1.2 Puretech flex de 90 cv, além do 1.6 16V de 118 cv. Mas, por conta da Stellantis, é possível que ele venha a receber os motores 1.0 e 1.3 Firefly, da Fiat, futuramente.
Família completa
O hatch aventureiro será o primeiro de uma nova família de carros compactos da Citroën. Futuramente, um novo carro com visual mais próximo de um SUV poderia substituir o Aircross e o C4 Cactus ao mesmo tempo, enquanto o terceiro carro da família seria um sedã compacto.
O lançamento deles no Brasil está previsto para acontecer ao longo de 2022. A Índia ainda terá um quarto modelo a ser lançado em 2023.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.