Stoner vence em Barcelona

Casey Stoner faz corrida perfeita e vence o GP da Catalunha

Australiano venceu sem dificuldades Australiano venceu sem dificuldades

Australiano venceu sem dificuldades (/)

O final de semana do australiano Casey Stoner, da Repsol Honda, na Espanha só não foi perfeito por Marco Simoncelli ter lhe roubado a pole no final do treino classificatório de sábado. Mas na corrida ele assumiu a liderança na segunda curva e se manteve na posição até o final. O atual campeão do mundo de MotoGP Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) terminou a pouco menos de 2,5s de distância, enquanto seu companheiro de equipe Ben Spies, que largou na quarta posição completou o pódio.

Já o companheiro de equipe de Stoner, Andrea Dovizioso, passou Valentino Rossi (Ducati Team) nos momentos iniciais da corrida e tentou atacar o texano Ben Spies, mas foi obrigado a se contentar com a quarta posição, seguido por Rossi.

Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team) que conquistou pela primeira vez a pole na classe de MotoGP, parece ter sentido a série de repreensões que recebeu essa semana dos comissários e as vaias do público espanhol depois do incidente com Dani Pedrosa no GP de Le Mans, e fez uma corrida das mais conservadoras, sem qualquer combatividade, terminando apenas em sexto.

Cal Crutchlow, da Monster Yamaha Tech 3, fez boa corrida, com uma bela utrapassagem sobre Nicky Hayden (Ducati Team) na frenagem para a Curva 1, na 10ª volta, terminando assim em sétimo, à frente de Hayden. O veterano Loris Capirossi (Pramac Racing) foi o nono, com Karel Abraham (Cardion AB Motoracing) fechando a lista dos dez primeiros.

Dani Pedrosa (Repsol Honda) e Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) não participaram da corrida devido a lesões. Edwards até queria alinhar para não colocar ponto final na sequência de 141 corridas, mas a direção de prova o impediu após exame médico constatar uma lesão.

Lorenzo segue liderando o campeonato de MotoGP com 98 pontos, mas viu a sua frente para Stoner (91 pontos) cair para apenas sete pontos. Dani Pedrosa, ainda se recuperando de mais uma cirurgia no ombro, manteve seus 61 pontos e foi superado na tabela por Dovizioso que agora soma 63 pontos e é o novo terceiro colocado.

Na categoria 125 cc Johann Zarco (Ajo Motorsport) protagonizou uma disputa ferrenha, até a última curva, com Nicolas Terol (Bankia Aspar). Cruzou a linha de chegada em primeiro mas perdeu a posição no “tapetão” ao ser penalizado em 20 segundos por ultrapassagem ilegal na última curva.

Terol somou, assim, a sua quarta vitória. A segunda colocação ficou com o garoto espanhol de apenas 16 anos Maverick Viñales (Blusens by Paris Hilton Racing), formado nas categorias de base espanholas (o mesmo caminho que vem sendo percorrido pelo brasileiro Eric Granado) e que em Barcelona correu sob os olhares atentos da “chefe” e patrocinadora da equipe, Paris Hilton, que se mostrou bastante animada depois da vitória de Viñales vencer em Le Mans.

O quarto lugar ficou com Sandro Cortese (Intact-Racing Team Germany), seguido por Efrén Vázquez (Avant-AirAsia-Ajo) e pelo penalizado Zarco, com Hector Faubel em sétimo. A oitava posição foi de Sergio Gadea (Blusens by Paris Hilton Racing Team), com Adrián Martín (Bankia Aspar) e Jakub Kornfeil (Ongetta-Centro Seta) fechando a lista dos dez primeiros.

No campeonato Nico Terol soma agora 120 pontos e segue absoluto, ampliando a sua vantagem sobre Sandro Cortese (72) para quase 50 pontos.

Já na Moto2 Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing) somou mais 25 pontos ao vencer o GP da Catalunha, superando os ídolos locais Marc Márquez (Team CatalunyaCaixa Repsol) Aleix Espargaró (Pons HP 40) que completaram o pódio.

O alemão já havia conquistado a pole pela quinta vez consecutiva e liderou a prova desde os momentos iniciais. Sua situação ficou ainda mais tranquila quando suíço Thomas Lüthi (Interwetten Paddock Moto2) e o japonês Yuki Takahashi (Gresini Racing) ficaram fora de prova, na quinta volta, depois de uma queda. Julián Simón (Mapfre Aspar) até tentou ameaçar a liderança de Bradl, mas faltando oito voltas para o final, o espanhol foi tocado pelo turco Kenan Sofuoglu (Technomag-CIP) e ambos foram ao chão de forma espetacular. O espanhol levou a pior e foi transportado para o Centro Médico onde foram diagnosticadas fraturas da tíbia e perônio da perna direita.

Confortável na frente da corrida, Bradl cruzou a linha de chegada com mais de quatro segundos de vantagem sobre Marc Márquez (CatalunyaCaixa Repsol), que depois da vitória em Le Mans e desse segundo posto de agora dá mostras de estar se encontrando na nova categoria, ele que foi o campeão da 125 cc em 2010. Aleix Espargaró (Pons HP 40) ficou com a terceira posição, seu primeiro pódio da carreira no Campeonato do Mundo.

Simone Corsi (Ioda Racing Project) e Randy Krummenacher (GP Team Switzerland Kiefer Racing) terminaram em quarto e quinto, respectivamente, enquanto Alex De Angelis (JiR Moto2), Esteve Rabat (Blusens-STX), Mika Kallio (Marc VDS Racing), Yonny Hernández (Blusens-STX) e Max Neukirchner (MZ Racing) completaram o Top 10.

No campeonato Bradl ampliou ainda mais a sua liderança somando 102 pontos, contra apenas 59 de Simone Corsi o novo segundo colocado.

CATEGORIA MOTO GP – GP DE BARCELONA

1- Casey Stoner, Repsol Honda, 43’19.779

2- Jorge Lorenzo, 
Yamaha Factory Racing,
+2.403

3- Ben Spies, Yamaha Factory Racing,
+4.291

4- Andrea Dovizioso, Repsol Honda, +5.255

5- Valentino Rossi, Ducati Team,
+7.331

6- Marco Simoncelli, San Carlo Honda Gresini, +11.831

7- Cal Crutchlow, Monster Yamaha Tech3,
+26.483

8- Nicky Hayden, Ducati Team,
+33.243

9- Loris, Capirossi, Pramac Racing Team, +43.092

10- Karel Abraham, Cardion AB Motoracing, +43.113

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL – CATEGORIA MOTOGP

1- Jorge Lorenzo, Yamaha, ESP, 98 pontos

2- Casey Stoner, Honda, AUS, 91 pontos

3- Andrea Dovizioso, Honda, ITA, 63 pontos

4- Dani Pedrosa, Honda, ESP, 61 pontos

5- Valentino Rossi, Ducati, ITA, 58 pontos

6- Nicky Hayden, Ducati, EUA, 47 pontos

CATEGORIA 125 CC – GP DE BARCELONA

1-
 Nicolas Terol, Bankia Aspar Team 125cc,
 42’29.647

2-
 Maverick Viñales, Blusens Paris Hilton Racing, +10.356

3-
 Jonas Folger, Red Bull Ajo MotorSport,
+15.260

4- Sandro Cortese, Intac-Racing Team Germany,
+15.670

5-
 Efren Vazquez, Avant-AirAsia-Ajo,
+15.942

6-
 Johann Zarco, Avant-AirAsia-Ajo,
+19.758

7-
 Hector Faubel, Bankia Aspar Team 125cc, +26.490

8-
 Sergio Gadea, Blusens Paris Hilton Racing, +26.681

9-
 Adrian Martin, Bankia Aspar Team 125cc, +36.134

10-
 Jakub Kornfeil, Ongetta-Centro Seta, +36.776

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL – CATEGORIA 125 CC

1- Nicolas Terol, Aprilia, ESP, 120 pontos

2- Sandro Cortese, Aprilia, ALE, 72 pontos

3- Jonas Folger, Aprilia, ALE, 68 pontos

4- Maverick Viñales, Aprilia, ESP, 65 pontos

5- Johann Zarco, Derbi, FRA, 63 pontos

6- Efren Vazquez, Derbi, ESP, 57 pontos

CATEGORIA MOTO2 – GP DE BARCELONA

1-
 Stefan Bradl, Viessmann Kiefer Racing, 41’38.888

2-
 Marc Marquez, Team CatalunyaCaixa Repsol, +4.141

3-
 Alex Espargaro, Pons HP 40, +8.409

4-
 Simone Corsi, Ioda Racing Project,
+10.331

5-
 Randy Krummenacher, JIR Moto2, + 11.661

6-
 Alex de Angelis, Jir Moto2, +12.383

7-
 Esteve Rabat, Blusens-STX,
+12.602

8-
 Mika Kallio, Marc VDS Racing Team, +13.467

9- Yonny Hernandez, Blusens-STX, +16.612


10-
Max Neukirchner, Marc VDS Racing Team, +16.735

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL – CATEGORIA MOTO2

1- Stefan Bradl, Kalex, ALE, 102 pontos

2- Simone Corsi, FTR, ITA, 59 pontos

3- Andrea Iannone, Suter, ITA, 49 pontos

4- Julian Simon, Suter, ESP, 49 pontos

5- Yuki Takahashi, Moriwaki, JAP, 47 pontos

6- Thomas Luthi, Suter, SUI, 47 pontos

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s