Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sono Sion é movido a energia solar e custa menos que e-208 e Zoe

Sono Sion tem 160 cv e pode carregar mais 112 km por semana utilizando suas 458 células solares

Por João Vitor Ferreira
5 ago 2022, 16h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se o tempo de recarga ainda pode ser um entrave para alguns carros elétricos, o Sono Sion aproveita uma energia que, pelo menos por enquanto, é gratuita. O novo carro elétrico alemão pode usar a energia solar como sua principal fonte de recarga.

    O Sono Sion entrou em pré-venda e está sendo anunciado como o primeiro veículo movido a energia solar no mercado europeu.

    Sono Sion traseira estudio
    (Sono Motors/Divulgação)

    Foram necessários cinco anos de desenvolvimento até que a versão de produção do modelo fosse aprovada e tudo isso só ocorreu por causa da parceria da alemã Sono Motors com a montadora Valmet Automotive, que será capaz de produzir 257.000 unidades do veículo por ano.

    Compartilhe essa matéria via:

    O acordo entre as empresas foi firmado há poucos meses e sua pré-venda fechada foi iniciada. Os primeiros clientes tinham que pagar um sinal de 2.225 euros e o preço final chegava a 28.500 euros, um pouco mais de R$ 152.000 na cotação atual.

    Continua após a publicidade
    Sono Sion dianteira na rua
    (Sono Motors/Divulgação)

    Agora com a pré-venda pública, o valor da reserva caiu para 500 euros, mas o preço final aumentou para 29.900 euros, equivalente a R$ 159.543.

    Mesmo assim, ele é mais barato do que outros elétricos mais conhecidos vendidos no mercado europeu, como o Peugeot e-208 (32.120 euros), Renault ZOE (34.780 euros) e o Hyundai Kona elétrico (36.350 euros).

    Continua após a publicidade

    Suas vantagens não se resumem apenas ao preço. Com seu porte de minivan compacta, o Sion também é mais espaçoso e até mais potente do que alguns destes.

    Sono Sion traseura
    (Sono Motors/Divulgação)

    Mede 4,47 m de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,66 metros de altura, leva até cinco pessoas e tem bons 650 litros de capacidade no porta-malas, bem maior do que dos três rivais citados.

    Mas o que empolga no monovolume é o seu conjunto mecânico. A bateria de fosfato de ferro lítio tem capacidade de até 54 kWh e promete uma autonomia de 305 km. Ela alimenta um único motor de 160 cv (mais potente que Zoe e e-208) e 27,53 kgfm.

    Continua após a publicidade
    Sono Sion painéis
    As placas solares estão espalhadas por todo o carro e, em condições favoráveis, pode dar carregar até 112 km de autonomia por semana (Sono Motors/Divulgação)

    É possível carregá-lo da maneira convencional. Em estações mais rápidas, a Sono declara um tempo de 35 minutos para carga total e nas tomadas domésticas o tempo sobe para 12 horas e meia.

    Sono Sion interior
    Interior tem uma pegada mais moderna e oferece central multimídia de 10” com Apple CarPlay e Android, atualizações de software pelo ar e um exclusivo aplicativo de carsharing (Sono Motors/Divulgação)

    Entretanto, o Sion também tem um total de 458 células solares espalhadas pelo teto, capô e lateral, que são capazes de regenerar até 112 km de autonomia por semana. Isso não chega perto do que foi anunciado para o Lightyear 0, modelo que pode andar por 7 meses sem carregar, mas ele é o primeiro a ser totalmente coberto com painéis solares e otimizar o uso dessa energia mais limpa.

    A fabricação do Sono Sion começará na segunda metade de 2023, logo, é provável que as primeiras entregas sejam feitas no final do próximo ano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.