Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Carro solar permite andar por até 7 meses sem parar em um carregador

Lightyear 0 pode andar percorrer até 11.000 km sem recarregar, quando em locais ensolarados. Ele chega na Europa esse ano e deve custar R$ 1,3 milhão

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 jun 2022, 17h44 - Publicado em 14 jun 2022, 17h42

A autonomia dos carros elétricos sempre é questão relevante para a disseminação dos veículos elétricos. De qualquer forma, a autonomia das baterias avançou de forma perceptível e já temos à venda no Brasil um elétrico que alcança 630 km de autonomia, o BMW iX. 

Mas aumentar a autonomia não é a única solução para tornar os carros elétricos viáveis e cada vez mais adaptados à nossa realidade. Painéis solares podem ser a resposta e é essa a aposta da startup holandesa Lighyear. 

O primeiro carro elétrico da empresa, o Lightyear 0, tem painéis solares no teto e pode ficar até sete meses sem descarregar totalmente. 

Continua após a publicidade

Ele recarrega por meio dos painéis solares e tem capacidade de gerar energia suficiente para percorrer cerca de 11.000 km sem a necessidade de carregamento externo. 

Lightyear
(Lightyear/Divulgação)

Essa conta só fecha, porém, para quem desloca cerca de 35 km por dia pode deixar o carro o dia inteiro exposto ao som. Assim, poderá dispensar o uso de tomadas por até 7 meses, estima a empresa. Entretanto, se o local for menos ensolarado, o tempo médio pode cair para 2 meses. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A Lightyear decidiu investir na tecnologia solar porque acredita que a rede de carregamento não vai comportar todos os carros elétricos no futuro. Assim, propõe olhar para outras soluções, mesmo que sejam intermediárias. 

lightyear
(Lightyear/Divulgação)

A startup aposta na combinação de maior autonomia com bateria menor para entregar um produto mais eficiente.

Maior alcance

O Lightyear 0 chegou a superar a autonomia do Tesla Model 3. Conseguiu cravar 625 km de autonomia, mesmo tendo bateria de 60 kWh, menor que a do Tesla, que tem 82 kWh de capacidade.

Esse alcance maior deve-se aos seus 5 metros quadrados de painéis solares que entregam 70 km extras em dias ensolarados. 

Continua após a publicidade
Lightyear
(Lightyear/Divulgação)

Segundo a startup, mesmo com a velocidade média de 110 km/h o cupê pode percorrer 560 km sem recarregar. 

A mecânica traz quatro motores elétricos, instalados um em cada roda, com 174 cv de potência total e 175,4 kgfm de torque máximo, porém seu desempenho é limitado e não impressiona. Ele leva 10 segundos pra sair da imobilidade e chegar a 100 km/h. 

Continua após a publicidade

Mais leve

O Lightyear 0 também aposta em uma carroceria resistente e leve, com partes feitas em fibra de carbono, bem como em materiais ecológicos. A cabine, por exemplo, usa couro sintético, microfibra e garrafas recicladas nos bancos, volante e painel.

Lightyear
(Lightyear/Divulgação)

E todo esse esforço contribui para um menor arrasto aerodinâmico, ele tem 0,19 Cx, portanto menor que o Mercedes EQS, que exibe 0,20 Cx, e é reconhecido por ter um dos menores arrastos do mercado. 

Continua após a publicidade
Lightyear
(Lightyear/Divulgação)

O modelo será limitado a 946 unidades e deve chegar até o fim deste ano no mercado europeu com preço de US$ 263.000, o equivalente a R$ 1,3 milhão na conversão direta. Será que fará sucesso?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.