Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tesla Cybertruck ganha “clone” chinês que recarrega com energia solar

Protótipo EF1-T repete detalhes visuais da picape da Tesla, mas mantém silhueta mais tradicional e formas mais arredondadas

Por João Vitor Ferreira
3 dez 2021, 00h32
EF1-T picape chinesa frontal
 (EdisonFuture/Divulgação)
Continua após publicidade

As fabricantes chinesas evoluíram muito quando o assunto é identidade visual. Porém, algumas ainda “se inspiram” em modelos de outras marcas para criarem as suas versões. O escolhido da vez é a polêmica picape Cybertruck, da Tesla, que deveria ser lançada neste ano, mas foi adiada para 2023.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Feito pela startup EdisonFuture, o protótipo EF1-T compartilha algumas semelhanças com a picape do Elon Musk, como o formato que mais lembra um grande bloco – porém, com formas evidentemente mais arredondadas. Com a capota levantada, o formato também se torna mais convencional que o da Cybertruck.

EF1-T picape chinesa frente e traseira
Segundo site oficial, a EF1-T terá versões com um, dois e três motores (EdisonFuture/Divulgação)

 

Apresentada no Salão de Los Angeles, a EF1-T tem um diferencial bem interessante: a captação de energia solar. Ela é equipada com painéis no teto e na capota, e pode recuperar cerca de 60 km de autonomia por dia utilizando este sistema de recarga. Ela também pode ser recarregada em tomadas.

EF1-T picape chinesa capota fechando
A capota tem design semelhante ao da carapaça de um tatu-bola; além de alocar mais placas solares, também serve para proteger as cargas da caçamba (EdisonFuture/Divulgação)

Como nenhum dos dois modelos foi lançado ainda – e não há garantia que a EF1-T veja a luz do dia – é possível compará-los pelas especificações dos sites oficiais. Começando pela capacidade de reboque, a picape chinesa, em sua versão topo de linha, promete puxar 4,9 toneladas. A Cybertruck, na versão com três motores, ganha nesse quesito, superando as 6 toneladas.

Na autonomia, quem leva a melhor é a picape americana, com mais de 800 km. A EF1-T não fica muito atrás, podendo andar até 724 km sem precisar de recarga. Claro, vale ressaltar que os painéis solares oferecem maior comodidade, permitindo que a bateria carregue durante o dia enquanto o veículo está em movimento ou estacionado ao ar livre.

EF1-T picape chinesa capota fechada
A picape pode recuperar autonomia enquanto anda pela energia captada do sol (EdisonFuture/Divulgação)

Por fim, o 0 km/h a 100 km/h é menor no veículo da Tesla, que tem tempo próximo aos 3 segundos. Já o protótipo da EdisonFuture é cerca de um segundo mais lento na versão topo de linha com três motores. Dados de potência, torque ou capacidade de carga não foram detalhados pela fabricante.

A EF1-T contará com retrovisores por câmera, tela flutuante de 17’’ para a central multimídia e cabine dupla com capacidade para cinco pessoas. Na única imagem divulgada do interior é possível notar linhas elegantes e modernas, com uso abundante de iluminação ambiente.

EF1-T picape chinesa interior
(EdisonFuture/Divulgação)

Assim como a Cybertruck, a EF1-T será uma opção mais ousada frente às outras picapes elétricas de visual mais convencional, como a GMC Hummer EV e a Ford F-150 elétrica, que também chegam ao mercado bem mais cedo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.