Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Skoda Slavia é o ‘irmão’ indiano do Virtus, mas com novo motor 1.5 TSI

Sedã exclusivo da Índia tem diversas semelhanças com o Virtus, porém é ligeiramente maior no comprimento

Por João Vitor Ferreira
19 nov 2021, 02h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Qualquer semelhança não é mera coincidência. O Skoda Slavia, mais novo sedã compacto da Índia, tem muito em comum com o Volkswagen Virtus brasileiro. 

    Publicidade

    Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    Publicidade

    Na verdade, o exclusivo sedã da Skoda – marca tcheca muito forte na Índia – usa uma versão adaptada da sua plataforma MQB, batizada de MQB A0 IN. Essa variação foi feita exclusivamente para o mercado indiano e equipa outro veículo da marca vendido por lá, o SUV Kushaq — que por sua vez, é feito sob os moldes do T-Cross e teve ajudinha do Brasil no projeto.

    Com a mesma plataforma, os dois carros compartilham diversas semelhanças. A primeira está na traseira, onde as lanternas de LED são bem parecidas, exceto pelo pedaço “faltando” no Slavia, na parte inferior que invade o porta-malas. Ambos têm um falso spoiler na parte superior da tampa do porta-malas, mas antena do sedã tcheco recebe o formato de barbatana de tubarão.

    Skoda Lancia traseira
    Slavia é o nome da marca de bicicletas dos fundadores da Skoda, Václav Laurin e Václav Klement, criaram em 1896 (Divulgação/Skoda)

    O volume do porta-malas, a largura e o entre-eixos são iguais para ambos os carros, com 521 L, 1,75 m e 2,65 m respectivamente. Porém, o Slavia supera o Virtus nas outras dimensões, com 4,54 m de comprimento e 1,47 m de altura.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Na lateral é onde vemos as maiores semelhanças entre os dois carros, inclusive com a mesma queda na linha do porta-malas. O Slavia também tem rodas de 15 ou 16 polegadas, dependendo da versão.

    Skoda Lancia frontal
    Com grade e faróis diferenes, o Slavia tem um visual mais agressivo que o Virtus (Divulgação/Skoda)

    É na dianteira onde o Slavia mostra sua própria personalidade. A grade recebe design característico dos modelos Skoda e os faróis diurnos de LED tem forma de “L”. As luzes principais, convencionais nas versões mais básicas e de LED na topo de linha, são mais estreitas e arredondadas se comparadas ao do “irmão” alemão.

    Na parte mecânica, o Slavia terá dois motores TSI como opção. O primeiro é o 1.0 de 115 cv e 17,85 kgfm de torque, ainda não confirmados. Por padrão, esse motor terá câmbio manual de seis marchas, mas tem como opcional uma transmissão automática, também de seis velocidades.

    Publicidade
    Skoda Lancia lateral
    A Skoda informou os valores de torque de ambos os motores, mas salientou que os valores oficiais só virão junto do lançamento (Divulgação/Skoda)

    O outro motor é o moderno 1.5 TSI de 150 cv potência e torque, também não confirmado, de 25,5 kgfm. Ele tem o mesmo câmbio manual do 1.0, porém recebe como opcional uma transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem.

    Skoda Lancia interior
    Exceto pelas saídas de ar redondas e o volante, o interior do Slavia se assemelha bastante com o do Virtus (Divulgação/Skoda)

    Disponível em três níveis de acabamento, Active, Ambition e Style, as versões mais caras terão maior conforto no interior. Dentre os equipamentos estão bancos de couro com aquecedor, quadro de instrumentos digital, teto solar elétrico e ar-condicionado Climatronic touch (como na linha 2022 de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross). As saídas de ar são redondas e a central multimídia tem tela flutuante de 10’’.

    Publicidade

    O Slavia chegará ao mercado indiano antes do Virtus, com as primeiras entregas sendo feitas ainda no primeiro trimestre, mas sem preço revelado. Por lá, ele terá a difícil missão de substituir o sedã Skoda Rapid, que está no mercado indiano há quase 10 anos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.