Segredo: Peugeot 208 e 2008 terão câmbio automático de 6 marchas
Tabela do Conpet (programa de etiquetagem) dessa transmissão na linha 208 e 2008 nacionais
A última atualização da tabela do programa de etiquetagem do Conpet/Inmetro antecipou as próximas novidades da Peugeot para o mercado brasileiro.
O documento confirma a chegada do novo 208 e 2008 com motor 1.6 16V com câmbio automático de seis marchas, recém-lançado no Citroën C3 e Aircross.
Segundo o PBE, o 208 irá oferecer a nova caixa da Aisin nas versões Allure e Griffe. Apesar das duas marchas extras, o novo 208 manteve médias de consumo muito similares ao modelo atual. Os índices obtidos com etanol foram de 7,7 km/l e 9,3 km/l (cidade e estrada, respectivamente) e, com gasolina, de 11,0 km/l e 13,2 km/l.
No 208 com câmbio de quatro marchas os números de consumo urbano e rodoviário são de 8,1 km/l e 9,1 km/l (etanol) e 11,7 km/l e 13,0 km/l (gasolina), respectivamente.
Apesar da discreta melhora nas médias em estradas, a piora da eficiência na cidade rendeu ao novo 208 um rebaixamento na pontuação da categoria, caindo de A pra B – na geral ele segue com classificação B.
Já 0 2008 com câmbio automático de seis marchas manteve sua classificação B, tanto na categoria, como na geral. De acordo com o órgão governamental, o SUV chega aos 7,5 km/l e 9,2 km/l com etanol (cidade e estrada, respectivamente) e 10,7 km/l e 13,0 km/l com gasolina.
Para comparação, o modelo com caixa de quatro marchas obteve as marcas de 7,4 km/l e 8,6 km/l (etanol) e 11,0 km/l e 12,2 km/l (gasolina).
Na tabela de etiquetagem o Peugeot 2008 com o novo câmbio aparece nas versões Allure, Griffe e Crossway. A versão THP segue catalogada apenas com câmbio manual, confirmando as limitações deste trem de força para a plataforma de carros compactos da PSA.
Questionada, a Peugeot afirmou que tanto o 208 quanto o 2008 seguem à venda com câmbio automático de quatro marchas e que não há previsão para a chegada da nova caixa.
Um funcionário da marca que preferiu não se identificar, no entanto, antecipou que os modelos serão lançados no Brasil ainda este ano, aguardando apenas o término dos estoques das versões antigas.
Não há detalhes se a dupla perderá potência (como ocorreu com os novos C3 e Aircross), nem se o 2008 com o novo câmbio virá acompanhado da reestilização lançada no ano passado na Europa.