Passado o lançamento do HB20, que estreou de uma vez só em todas as versões disponíveis, a Hyundai vai se concentrar na renovação do Creta, o outro modelo que produz na fábrica de Piracicaba (SP).
Segundo nossas fontes, o lançamento da segunda geração do Creta ainda demora: deve ficar para o final de 2020. Mas, com a apresentação da versão para o mercado chinês, no Salão de Xangai deste ano, é possível se ter uma ideia do que vem por aí.
Assim como na primeira geração, o Creta brasileiro não será idêntico ao ix25 chinês, mas também não será completamente diferente. O projeto é o mesmo, ou seja: divide plataforma e conteúdo.
As alterações devem ficar no design exterior, na dianteira (faróis, grade, para-choque) e na traseira (lanternas e para-choque).
De acordo com uma fonte, o Creta nacional deverá adotar o visual proposto pela nova geração do SUV grande Santa Fe, recém-lançada no Brasil por R$ 297.300.
Esse estilo foi adotado também no SUV compacto Venue mostrado no Salão de Nova York deste ano.
O interior, como na primeira geração, não muda porque desenvolver o ferramental de um painel é um dos custos mais elevados de um projeto.
Internamente, o ix25 trocou o painel em V por um conjunto horizontal, em que o console continua em destaque. Agora não mais por conta do design, mas em razão de um tablet retangular que acomoda a central multimídia do carro.
Segundo nossas fontes, o novo Creta 2020 vai incorporar novos equipamentos de conectividade e segurança, como alerta de pontos cegos, assistente de mudança de faixa e frenagem de emergência autônoma.