Renault volta atrás com Alaskan e cancela chegada da picape ao Brasil
Após ser confirmada para nosso mercado, rival de Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux será vendida apenas na Argentina
Esqueça as brigas familiares entre Nissan Frontier e Renault Alaskan: os franceses voltaram atrás da decisão de vender uma picape média no Brasil.
E olha que o namoro com nosso mercado foi bem longo, com direito a visita durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, unidades flagradas em teste e confirmação da própria marca no fim do ano passado…
Mas os planos de comercializar o modelo na Argentina continuam de pé e, para nossos hermanos, a produção já começou e a novidade deverá chegar às lojas nos próximos meses.
Assim, as disputas internas entre os três modelos praticamente iguais (não esqueça da já falecida Mercedes-Benz Classe X) nunca existirá por aqui. E como explicar as unidades que continuam pelas ruas do nosso país?
Segundo fontes ligadas à marca, nenhum veículo da Renault é desenvolvido especificamente para um único país e, por isso, algumas etapas do processo de adaptação para a América do Sul acabaram realizadas aqui – além de Argentina, Chile e Colômbia, locais que também têm centros de engenharia.
E por quê manter os planos para o país vizinho? Em crise econômica há anos e com variação cambial ainda pior que a nossa, os argentinos têm aproveitado para comprar carros novos com dólares em cotação paralela à oficial – que, por lá, foi batizada “blue”.
É uma jogada muito parecida àquela comum durante os tempos de hiperinflação no Brasil, quando veículos se tornaram investimento: para fechar negócio com a moeda norte-americana, as lojas jogaram os preços “blue” lá embaixo, na contramão da inflação.
Mas não pense que não teremos novidades em relação a essa família, definitivamente, muito ouriçada. Afinal, a Nissan Frontier receberá algumas das atualizações que deveriam ter chegado às lojas com a versão criada pelos alemães.
E não se engane com as semelhanças com a Classe X, porque, sob aquele visual quase igual às irmãs, havia muita atualização de engenharia (a ponto do projeto ter outro nome). Por isso, é provável que a “japonesa” tenha reforços estruturais, suspensões melhores e até motores mais potentes.
Procurada, a Renault afirma que “a Alaskan é um produto importante para ampliar a de gama de produtos e participará de um segmento extremamente competitivo”.
A empresa também diz trabalhar “para que o veículo chegue da melhor forma para o cliente final. Mas, no momento, não há previsão de lançamento no Brasil”.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l







