Renault Sandero 1.0 mais barato do Brasil já custa mais de R$ 80.000
Sandero S Edition 2023 substitui a versão de entrada Zen e custa exatos R$ 80.790. O sedã Logan perdeu o motor 1.6
Se há cinco meses não havia Renault Logan ou Sandero abaixo dos R$ 70.000, neste início de 2022 não é possível adquirir nenhum dos dois por menos de R$ 80.000. E ambos têm apenas motor 1.0.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Antes o Sandero Zen 1.0 era a opção mais barata, mas foi substituída pelo Sandero S Edition 1.0, que herda apenas o para-choque do Sandero R.S, com aberturas maiores, grade em colmeia e luzes diurnas de LED e os faróis sem leds do esportivo Sandero RS, que está se despedindo do nosso mercado.
Com o aumento de R$ 3.500 reais na virada do ano, o Sandero S Edition (que já é vendido como linha 2023) passou a custar a partir de R$ 80.790. E mesmo assim é o Sandero mais barato do Brasil. Mas por exatos R$ 100 a mais é possível levar pra casa o Sandero GT Line, que também tem proposta esportiva e o motor 1.0 flex de até 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, e câmbio manual de cinco marchas.
Por sinal, o Renault Sandero GT Line não teve aumento de preço e não ganhou linha 2022/2023, indício de que a versão saiu de linha. Questionada pela reportagem, a Renault garantiu que a versão não está saindo de linha. Caso fosse confirmado, a S Edition se tornaria a única versão do modelo.
Bem, isso depois que todas as 100 unidades da série de despedida do Sandero R.S. forem vendidas. Mesmo fora de linha, o hatch esportivo teve seu preço reajustado em R$ 700, para R$ 99.990. Os exemplares com o kit R.S. Finale só poderão ser vendidos até março, pois o motor 2.0 aspirado não se encaixa nas novas regras de emissões impostas pelo Proconve.
Com a virada do ano, o Renault Logan também teve enxugamento na gama de versões. A linha 2023 do sedã compacto está disponível nas versões Life 1.0 (R$ 81.990) e Zen 1.0 (R$ 84.990), perdendo a versão Zen com o motor 1.6 16V de 118 cv, agora exclusivo dos Stepway Zen 1.6 manual (R$ 93.890) e Iconic 1.6 CVT (R$ 106.290).
O fim está próximo
Em passagem no Brasil, o CEO global da Renault, Luca de Meo, sinalizou que os Sandero e Logan apenas cumprirão seu ciclo de vida já traçado e sairão de linha no Brasil daqui a dois anos, no final de 2024.
O aumento dos preços de seus compactos é um movimento em busca de uma rentabilidade global de 5% até 2025. O foco da Renault a partir de agora será se posicionar no mercado em segmentos de carros mais caros, com maior valor agregado, mas sem que isso represente uma mudança no seu posicionamento no país.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.