Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault Rafale é SUV híbrido plug-in de 200 cv que só falta voar

Com nome inspirado no antigo avião, novo SUV cupê da Renault é potente e tem 32 sistemas tecnológicos para facilitar a vida do motorista

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 out 2023, 12h25
Renault Rafale
SUV Rafale chega às lojas em março de 2024, na Europa (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Muitos brasileiros devem associar o nome Rafale ao caça francês que esteve próximo de ser comprado pela FAB (Força Aérea Brasileira), em 2013, sendo preterido pelo sueco Gripen.

Para a Renault, que acaba de lançar o SUV cupê batizado de Rafale, a origem do nome também remete à aviação, mas é bem mais antiga, porque se refere a um avião de corrida, o Caudron C.460, que recebeu o nome de Rafale, em 1934.

renault_rafale_e-tech_hybrid_esprit_alpine_464
(Divulgação/Renault)

Feito o esclarecimento, o Renault Rafale é um SUV grande, com 4,71 metros de comprimento (o Jeep Commander tem 4,77 m), derivado da plataforma modular CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Renault Rafale
SUV cupê híbrido terá versão esportiva 4×4 com 300 cv   (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

 

A propulsão de série é a mesma do novo Renault Espace, que é movido por um motor de três cilindros de 1,2 litro (130 cv de potência) com motor elétrico e transmissão automática E-Tech Hybrid. Trata-se de um PHEV, ou seja: um híbrido do tipo plug-in.

Compartilhe essa matéria via:
Renault Rafale
(Divulgação/Quatro Rodas)

O resultado final é que o motorista tem 200 cv disponíveis, que só são colocados na estrada pelo eixo dianteiro. O acionamento elétrico oferece 70 cv/20,9 kgfm e é alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio com capacidade de 2 kWh e 400 volts. Um segundo motor elétrico com 25 cv/5,1 kgfm atua como gerador no arranque e garante a troca de marchas, contribuindo para atingir um consumo médio de 21 km/l, sem ciclo misto.

Continua após a publicidade
Rafale
Derivado de plataforma modular, Rafale mede 4,71 m e tem 2,74 m de entre-eixos. A dianteira exibe visual inédito na marca (Divulgação/Quatro Rodas)

Tecnologia embarcada 

Por dentro, esse novo SUV apresenta um cockpit moderno com duas telas digitais, cada uma com diagonal de 12 polegadas, além de um head-up display, bancos com apoio lateral reforçado e um grande teto panorâmico, que pode ser total ou parcialmente sombreado com o apertar de um botão, mesmo sem persiana.

Renault Rafale
Com um pouco de imaginação, o motorista pode se sentir a bordo de um caça com toda a aviônica à frente; o manche, no console; e a carlinga, sob a cabeça (Divulgação/Quatro Rodas)

Enquanto o avião de corridas tinha apenas um assento (e o novo Rafale de combate pode ter um ou dois lugares), o Renault oferece bom espaço para até cinco ocupantes (graças a seu entre-eixos de 2,74 m) e um compartimento de bagagem que acomoda 647 litros.

Continua após a publicidade
Renault Rafale
(Divulgação/Quatro Rodas)

O Rafale da Renault não voa. Mas traz tecnologia de assistência ao motorista digna de um caça. São 32 sistemas que incluem inteligência artificial, que contribuem para o conforto a bordo. O Rafale Coupé dispõe de direção nas quatro rodas.

Renault Rafale

Tal como seus modelos irmãos Austral e Espace, o Rafale será produzido na fábrica espanhola da Renault, em Valência. O lançamento no mercado europeu é em março do ano que vem, com a promessa de ganhar uma versão esportiva, igualmente híbrida, mas com 300 cv e tração 4×4. Não há planos oficiais de sua chegada ao Brasil. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.