Com clima frio e estradas nem sempre em bom estado, a Rússia parece ser o mercado ideal para os off-road de butique. Tanto que um novo segmento começa a se formar no país: o de sedãs aventureiros.
Depois do Lada Vesta Cross, a novidade é o Renault Logan Stepway. Atração do Salão de Moscou, que começa no final deste mês, ele segue a mesma receita visual do Sandero Stepway local e ainda antecipa outras novidades para os dois modelos.
Além do para-choque com parte inferior sem pintura e a grade preta com filetes cromados, há molduras nas caixas de roda, saias laterais e suspensão elevada, com 19,5 cm de distância livre do solo — 4,5 cm mais alto que o Logan brasileiro.
O modelo já surge com a reestilização que os Logan e Sandero russos sofreram meses atrás, mas que ainda não chegou ao Brasil. Ela inclui para-choques modificados e faróis com luzes diurnas de leds.
Mas o Logan Stepway tem outras novidades. Uma delas é a central multimídia Media Nav 4.0, que finalmente recebe Android Auto e Apple Carplay.
Outra, é a estreia do câmbio automático X-Tronic CVT, compartilhado com a Nissan. Ele será combinado ao motor 1.6 16V de 113 cv, repetindo o conjunto usado no Nissan Kicks e Duster 1.6. Na Rússia ainda existe o 1.6 8V de 82 cv e o 1.6 16V de 102 cv, ambos a gasolina, e o 1.5 turbodiesel de 90 cv.