Renault Clio e Peugeot 206 disputam Duelo da Semana

Hatches tiveram trajetórias e destinos diferentes no Brasil

geral geral

geral (/)

Dois franceses com cidadania brasileira disputam seu voto no Duelo da Semana. Clio e 206 começaram a ser fabricados em solo nacional entre o fim dos anos 90 e o começo dos anos 2000, e foram responsáveis pelo crescimento das marcas Renault e Peugeot por aqui.

O Clio foi o segundo modelo produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), em novembro de 1999. Praticamente idêntico ao modelo lançado na Europa um ano antes, o hatchback estreou apenas na carroceria de quatro portas, nas versões RL, RN e RT. Tinha motorizações 1.0, de 59 cv, e 1.6 8V, com 90 cv. Além do projeto moderno, o Clio inovou ao trazer airbag duplo frontal de série em todas as versões – algo que se tornaria obrigatório por lei apenas em 2014. O motor 1.6 16V, que no Clio Sedan lançado em 2000 entregava 102 cv, passou a equipar o hatch apenas em 2001. O atraso, no entanto, foi compensado pela maior cavalaria, já que o Clio Si vinha com 110 cv. O compacto passou por uma reestilização frontal em 2003 e a até então inédita carroceria de três portas no mesmo ano. Nos anos seguintes, o Clio foi perdendo equipamentos e prestígio até se tornar o modelo mais barato da Renault, não sem antes sofrer outra atualização de estilo em 2012, adotando a nova identidade visual da marca francesa.

Já o 206 desembarcou no Brasil inicialmente importado da Europa em 1999, mas adquiriu cidadania brasileira em 2001, quando passou a ser produzido em Porto Real (RJ). Elogiado por seu design esportivo, o compacto tinha motores 1.0 16V, de 70 cv, e 1.6 16V, entregando 110 cv. O lançamento de séries especiais visualmente atraentes fez do 206 o “queridinho” dos jovens. Em 2004, o carro ganhou atualizações nos faróis e lanternas, acompanhado do novo motor 1.4 de oito válvulas com 75 cv. No ano seguinte, a Peugeot começou a fabricar localmente a 206 SW. Apenas em 2008 a linha 206 receberia uma nova reestilização. Embora a marca tenha lançado o modelo como 207, ele não passava de um 206 “atualizado”. A linha 207 cresceu com o sedã Passion e a picape Hoggar, ainda que ambos não tenham sido sucessos de venda. O 207 saiu de linha em 2014.

Qual seu modelo favorito? Deixe seu voto e veja o resultado do embate na próxima sexta-feira:

Loading…

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s