No final deste mês, a Renault mostrará no Salão do Automóvel de Moscou o conceito Arkana, que revelará as linhas básicas da nova versão cupê do SUV Kaptur – versão russa do Captur vendido no Brasil.
O nome Arkana vem de arcanum, que em latim faz referência a fenômenos e acontecimentos misteriosos.
A estreia da versão definitiva está prevista para março de 2019, durante o Salão de Genebra, e o carro deve chegar às lojas do Leste Europeu no segundo semestre de 2019. Depois, a Renault ainda poderá lançar um Arkana derivado do Captur francês: ela já disse que será um modelo vendido em mercados globais.
Existe uma diferença delicada entre o Kaptur e o Captur francês: o europeu foi desenvolvido sobre a base do atual Clio hatch e o russo é derivado da plataforma do Duster, um projeto da marca romena Dacia.
A diferença entre os Arkana francês e o russo não estará apenas no emblema, porém. Com exceção do visual (design, faróis, rodas), os dois modelos terão pouco em comum. Os derivados do Duster são, inclusive, consideravelmente maiores e mais espaçosos.
Essa disparidade segue a orientação da matriz francesa de fazer veículos para países desenvolvidos e emergentes diferentes na construção e no conteúdo, mas iguais no estilo.
Produção nacional
O cupê de origem russa também está nos planos da Renault Brasil, que já tem o Captur emergente. A novidade será produzida em São José dos Pinhais (PR). Os primeiros testes começam em breve com unidades pré-série importadas, mas lançamento do cupê por aqui só deve acontecer em 2020.
Em relação a motor e transmissão, o nosso Arkana deve acompanhar o irmão SUV, ou seja: terá versões 1.6 flex de 120/118 cv (manual e CVT) e 2.0 flex de 148/143 cv (automática). Isso, se ele não for responsável por lançar o novo motor 1.3 turbo da Renault no Brasil.
Seu design frontal mais atual e alinhado com os modelos recentes da Renault, como o novo Megane, ainda servirá de base para o primeiro facelift do Captur SUV.
O Captur Coupé deverá ter boa acolhida, aqui e na Europa, porque será uma opção relativamente barata de SUV cupê. Hoje essa oferta está limitada às marcas premium, com os BMW X4 e X6 e os Mercedes GLC Coupé e GLE Coupé.