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Ranger Raptor voadora torceu o chassi e tem rodas quebradas após salto; veja danos

Picape com quase 400 cv subiu duna tão rápido que pode ter voado por mais de 40 metros, mas os danos foram proporcionais ao feito

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jun 2025, 19h32 - Publicado em 29 jun 2025, 16h49
ranger raptor voadora
 (Reprodução/Internet)
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Há quem diga que a Ford Ranger Raptor que decolou nas dunas de Canoa Quebrada, em Aracati (CE), em maio, ainda não aterrizou e está orbitando a Terra, porque esse momento não foi filmado como deveria.

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A picape com motor V6 3.0 biturbo de 397 cv e que custa R$ 490.000 teria dado um salto tão rápida que pode ter voado por uma distância superior a 40 m e alcançado mais de 10 m de altura, o que provocou diversos danos no veículo. Mas seu novo proprietário está disposto a recuperá-la.

A picape foi vendida há cerca de duas semanas e seu novo proprietário, Alisson Sávio, garante que ela vai voar novamente. Enquanto isso não acontece, a chamada de “Raptor Voadora”, ganhou seu próprio perfil no Instagram, já fez “presença VIP” em eventos automotivos e até em uma festa junina antes mesmo de ir parar na oficina.

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No último sábado, Alisson Sávio mostrou alguns dos danos visíveis nesta que seria a “Ranger Raptor mais famosa do mundo”. A picape tem apenas 350 km rodados, mas os danos provocados pelo “pouso forçado” na areia podem ser enumerados:

  • A torção do chassi fez a caçamba amassar a parte de trás da cabine
  • A caçamba parece ter empenado, pois a capota elétrica emperrou
  • Os dois para-lamas dianteiros desalinharam, abrindo um vão em relação ao capô
  • O para-lama direito amassou a base da porta direita
  • O cárter do motor quebrou
  • A caixa de direção trincou
  • O intercooler do motor amassou e o que seria o resfriador de óleo quebrou
  • A suspensão ainda não foi avaliada, mas o proprietário acha que os danos foram pequenos e os amortecedores estão bons
  • Três rodas amassaram no pouso, sendo que duas separaram os raios da estrutura
  • Todos os sete airbags estouraram

Em vídeo publicado no Instagram, o proprietário diz que sua Raptor Voadora ainda não foi inspecionada no elevador, então ainda não foi avaliado se há trincos ou fissuras na estrutura do carro. Afinal, era um carro de 2.415 kg voando.

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A Raptor voadora após o pouso
A Raptor voadora após o pouso (Reprodução/Instagram)

Fabricada na Tailândia, a Ford Ranger Raptor têm grande parte das suas peças exclusivas, completamente diferentes das usadas pelas Ranger a diesel importadas da Argentina. Por conta do custo, o novo proprietário espera recuperar grande parte das peças originais da picape e avalia que a única peça que precisará ser repintada é a porta do carona.

Manobra perigosa garantiu multa

Após o vídeo da Ranger Raptor saltando a duna ter viralizado, seu primeiro proprietário, Valécio Nogueira, foi autuado pelo Departamento Municipal de Trânsito de Aracati por infração de trânsito, tendo CNH suspensa e seu veículo apreendido.

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A penalidade foi aplicada com base no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define infração gravíssima “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus”. O valor da multa é de R$ 2.934,70.

Como é a Ford Ranger Raptor

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Além do motor  V6 3.5 biturbo, a Ranger Raptor tem chassi amplamente modificado, com foco no desempenho. A inspiração para o acerto são os carros da corrida de 1000 Milhas de Baja, no deserto mexicano. O carro precisa suportar saltos, fortes ondulações e manter a estabilidade. 

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O sistema com estrutura reforçada ainda permite um curso de suspensão maior e isso contribui para que a Raptor possa ultrapassar obstáculos severos com segurança sem perder a estabilidade. São 25,6 cm de curso no eixo dianteiro (32% maior que na linha Ranger) e 29 cm na traseira (18% maior).

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Seus amortecedores são Fox Live Valve Shocks 2.5, de competição, com funcionamento ativo que se adapta às condições do terreno. Seu controle utiliza um acelerômetro e sensores em cada canto da carroceria para medir múltiplas variáveis, 500 vezes por segundo, e ajustar individualmente o amortecimento de cada pistão, por meio de câmaras de compensação com controle eletrônico. 

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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E para aguentar as trilhas e proteger os sistemas vitais do carro, há protetores na parte inferior da carroceria feitos com chapas de aço de 2,3 mm. É para não ter problemas com direção, cárter, transmissão e tanque de combustível. Mas, pelo visto, toda essa proteção tem uma resistência limite. E provavelmente uma Ranger convencional não teria resistido tão bem ao salto para contar história. 

Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Ranger Raptor é equipada com motor V6 3.0 biturbo a gasolina de 397 cv e 59,5 kgfm, câmbio automático de dez marchas, e tem desempenho diferente de tudo o que se vê no segmento de picapes. Em nossos testes, ela foi de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, número digno de um esportivo.

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