Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rally dos Sertões tem único UTV híbrido e com nióbio do Brasil

Veículo combina motores elétrico e a combustão, que tracionam diferentes eixos; além da autonomia, aumento de peso é um desafio

Por Guilherme Fontana, de Foz do Iguaçu (PR)
Atualizado em 8 set 2022, 14h24 - Publicado em 28 ago 2022, 11h30

Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing, é entusiasta e adepto da eletrificação em suas variadas formas. Além de comandar uma startup que converte veículos a combustão para elétricos, ele também é o responsável pelo único UTV híbrido do Brasil – com o qual concorrerá ao Rally dos Sertões pelo segundo ano seguido.

O veículo tem importantes e necessárias diferenças em relação aos carros híbridos comercializados mundo afora, apesar de repetir a combinação entre um motor a combustão e outro elétrico.

EXO Nb Hybrid, da Giaffone Racing
EXO Nb Hybrid, da Giaffone Racing (Rally dos Sertões/Divulgação)

No EXO Nb, os motores são acionados de forma manual na cabine, ao toque de botões, mesmo que esteja em movimento. Ou seja, o UTV pode funcionar apenas a combustão, a eletricidade ou combinando as duas fontes, de acordo com a preferência e necessidade do piloto no momento.

Vale dizer que o motor a combustão, flex e que rende 200 cv, traciona apenas as rodas traseiras, enquanto o elétrico, de 45 cv, traciona as rodas dianteiras.

EXO Nb Hybrid, da Giaffone Racing
Zeca Giaffone (esquerda) e seu navegador, Rafael Leandro Pereira Dias (direita) (Rally dos Sertões/Divulgação)

Daí vem o desafio: para tracionar as quatro rodas, como há necessidade em grande parte do Rally dos Sertões, o motor elétrico precisa ser utilizado. Sua autonomia, porém, é de até 40 km, segundo Giaffone, e a unidade a combustão não tem capacidade para fornecer energia ao elétrico.

Diante disso, além da tensão da pilotagem, ele precisa estar sempre atento às necessidades e ao nível de carga da bateria.

Interior do EXO Nb Hybrid
Interior do EXO Nb Hybrid (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Para recarregar o motor elétrico, a equipe leva consigo um carregador que é uma espécie de wallbox, com capacidade de 3,3 kW nas recargas para a bateria de 8 kWh do UTV. De acordo com Giaffone, são necessárias até 3 horas para uma recarga completa.

Interior do EXO Nb Hybrid
Interior do EXO Nb Hybrid (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

Mais um desafio surge com o acréscimo de peso no UTV híbrido em relação aos UTVs convencionais, cerca de 400 kg a mais. Por isso, Giaffone não hesita em dizer que não busca a vitória na competição, mas que foca no estudo da nova propulsão e que o EXO Nb ainda é um protótipo.

Compartilhe essa matéria via:

Isso também vale para o uso de nióbio na composição do aço estrutural do UTV, prometendo uma redução de aproximadamente 20% no peso. O material acrescido à liga de ferro ou aço aumenta a rigidez e ajuda a reduzir o peso aos componentes.

Continua após a publicidade
Interior do EXO Nb Hybrid
Interior do EXO Nb Hybrid (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.