Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mega Black: Quatro Rodas com preço absurdo

QR de outubro: testamos o VW Golf GTI e comparamos Toro, Maverick e Rampage

Novo Golf custa R$ 430.000, mas será que vale tudo isso? Lamborghini Temerário e Porsche 911 GTS provam que eletrificação e esportividade andam lado a lado

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 out 2025, 18h53 - Publicado em 3 out 2025, 17h22
QR edição outubro de 2025
 (Reprodução/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Golf GTI está de volta e mais exclusivo do que nunca no Brasil. Ele só será entregue aos primeiros compradores em 2026, mas nós já o levamos ao limite na nossa pista: o resultado está na QUATRO RODAS de outubro, que começou a chegar às bancas hoje e já está disponível tanto no nosso app quanto na plataforma GoRead e nas bancas digitais de operadoras de telefonia.

A Volkswagen prometeu e cumpriu, ao trazer um dos hatchbacks esportivos mais reverenciados do mundo para as ruas brasileiras, mesmo que em um cenário onde o preço o coloca em um patamar de nicho.

Para descobrir se o lendário DNA esportivo resistiu ao tempo e às particularidades do nosso mercado, nossa equipe esmiuçou o modelo e o colocou à prova em Autobahnen, na Alemanha, e na pista de testes, no Brasil. A experiência completa com o Golf GTI, prometido há um ano, revela se a lenda ainda acelera forte no asfalto nacional.

golf gti
(Reprodução/Quatro Rodas)

E tem mais

A eletrificação do Porsche 911 GTS

O ícone de Stuttgart agora adota a eletrificação, mas de uma maneira sutil, quase irônica, que o torna ainda mais rápido e potente, sem perder sua essência. O Porsche 911 GTS T-Hybrid chegou transformado, com um motor turbo que agora é auxiliado por um sistema híbrido.

porsche 911
(Reprodução/Quatro Rodas)

O objetivo é claro: manter o desempenho brutal e a pilotagem purista, mas com a eficiência e a redução do turbo lag que a tecnologia híbrida pode oferecer. Detalhamos em nosso teste como a Porsche conseguiu conciliar o ronco visceral do motor a combustão com o torque imediato da eletricidade, desvendando o futuro eletrificado de um dos carros mais aclamados de todos os tempos.

Continua após a publicidade

SUVs básicos em batalha: Tera contra Pulse

O segmento de SUVs compactos está cada vez mais competitivo, com modelos que buscam ser o primeiro carro de muita gente graças a preços e custos de manutenção mais acessíveis. O VW Tera e o Fiat Pulse se enfrentam em um comparativo detalhado que vai além do visual, focando no que realmente importa para o consumidor: o equilíbrio entre custo-benefício, espaço e equipamentos.

compara tera x pulse
(Reprodução/Quatro Rodas)

Detalhamos as vantagens e desvantagens de cada um, ajudando a entender qual desses “pequenos gigantes” oferece a melhor proposta para quem busca um SUV abaixo da faixa dos R$ 100.000.

Compartilhe essa matéria via:

Força bruta e tecnologia

As picapes intermediárias estão aquecendo o mercado, e nós colocamos a Fiat Toro contra as rivais Ford Maverick e Ram Rampage em um teste de força e tecnologia.

Continua após a publicidade
Compara picapes
(Reprodução/Quatro Rodas)

A Fiat Toro, líder de vendas há muito tempo, agora enfrenta a concorrência de peso que chega recheada de equipamentos semiautônomos e motores potentes. Nosso comparativo minucioso avalia se a pioneira da Fiat consegue manter sua relevância diante do avanço das rivais, especialmente o bom custo-benefício da Maverick e o conjunto robusto da Rampage.

O Substituto híbrido do Lamborghini Huracán

A lendária linhagem de Sant’Agata Bolognese se renova, e o sucessor do Huracán chega para provar que a eletrificação não é inimiga da emoção. O Lamborghini Temerario é o novo superesportivo da marca, mas com uma grande mudança: adota um motor V8 biturbo auxiliado por três motores elétricos. A promessa é de um conjunto muito mais potente e leve que o antecessor.

Lamborghini temrario
(Reprodução/Quatro Rodas)

Este primeiro contato com o novo “touro” da Lamborghini permitiu entender como a marca conseguiu conciliar a tradição dos motores aspirados com o torque imediato da eletrificação. O design, a aerodinâmica e, claro, o desempenho do Temerario mostram que o futuro dos superesportivos será híbrido, mas sem abrir mão da paixão.

Continua após a publicidade
QR edição outubro de 2025
(Arte/Quatro Rodas)

Carta ao leitor

Comentários suspeitos

Notícia falsa, as famosas fake news, era algo relacionado aos produtores de conteúdo. O público em geral era vítima ou agente, quando repassava o conteúdo. Agora, existe uma nova modalidade de mentira contaminando a informação que circula na web de forma indiscriminada. E ela se manifesta até nos canais de fontes de informação confiáveis. Surge nas áreas destinadas aos comentários do público – contestando ou aumentando o que foi publicado, com o objetivo de extrair vantagem da discussão.

Mês passado, QUATRO RODAS mostrou isso em seu site, com uma reportagem do editor Henrique Rodriguez que tratou do tema. O fato gerador foi o debate que se criou entre os leitores (ou robôs) em torno de um texto que trazia uma avaliação do novo Chevrolet Onix, publicado dias antes pelo mesmo Henrique. O alvo dos comentários era a nova correia dentada banhada a óleo que a GM adotou em substituição à anterior, que apresentava problemas quando o lubrificante usado não atendia às especificações, segundo a fábrica.

De acordo com a GM, o assunto tomou uma dimensão desproporcional às ocorrências de problemas que a empresa mapeou. E grande parte da discussão era causada por BOTs, contas falsas que disparam comentários automáticos nas redes sociais.

Dois dias após a publicação, notamos que o tom dos comentários mudou. Passamos a receber também mensagens defendendo o carro. A GM afirmou categoricamente não ter nada a ver com isso.

Continua após a publicidade

Em outra frente, uma pesquisa divulgada recentemente pela Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), sobre a jornada de compra de veículos eletrificados, identificou um movimento de conteúdos negativos (por parte dos chamados haters) em mídias sociais como YouTube e Instagram. Eles seriam parte de grupos organizados de pessoas contrárias à eletrificação dos automóveis. Menos mal que não eram robôs, o que leva a crer que a quantidade de comentários seja menor, embora seu efeito devastador seja igual.

A reportagem do Henrique ouviu um especialista em crimes cibernéticos, o advogado Francisco Gomes Júnior, que é presidente da Associação de Defesa dos Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Quando estiver navegando no site e nas redes sociais de QUATRO RODAS ou quaisquer outros canais e quiser saber o que as pessoas estão dizendo sobre o carro em que você tem interesse, esse advogado aconselha desconfiar dos argumentos e também de quem os faz.

Um BOT tem uma alta frequência de postagens (gerando comentários 24 horas por dia). Seus posts são parecidos. Os perfis, muitas vezes, são recém-criados e você vê que eles têm poucos seguidores. Atenção e bom senso são necessários.

Quatro Rodas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.