Clique e assine por apenas 8,90/mês

Programa de TV mostra busca pelo carro mais sustentável do País

Maratona Universitária de Eficiência Energética teve 54 projetos

Por Rodrigo Furlan - Atualizado em 9 nov 2016, 12h11 - Publicado em 20 dez 2012, 16h58
sustentabilidade

Reunir 500 estudantes brasileiros em torno de um desafio: criar o carro mais econômico e sustentável do País. Essa foi a proposta da Maratona Universitária de Eficiência Energética, realizada entre os dias 24 e 27 de julho em Curitiba, Paraná. A ação será retratada num programa do canal Discovery Turbo.

Foram apresentados 54 projetos de carros desenvolvidos por estudantes de engenharia, com o apoio de seus professores. Os veículos concorreram em três categorias, relativas ao combustível utilizado: gasolina, etanol e elétrico.

Entre os projetos de carros a gasolina, a vitória ficou com o Colégio Técnico Santa Maria (RS). Nos modelos a etanol, quem conquistou o primeiro lugar foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (MG). Por fim, entre os elétricos, quem ganhou foi a UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá (MG).

Como prêmio, as equipes vencedoras levaram seis carros e oito motores da Renault, que deverão ser utilizados para fins didáticos.

O programa, mostrando o passo a passo da maratona, será exibido no Discovery Turbo na próxima quinta-feira, 27 de dezembro, às 21h.

Continua após a publicidade
Publicidade