Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Primeiro Logan volta a ser feito no Irã com visual futurista e motor russo

Sedã terá produção em série retomada a partir de fevereiro após quatro anos fora de linha devido a sanções econômicas internacionais

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jan 2023, 13h18 - Publicado em 13 jan 2023, 13h18

Foi em 2007 que o Renault Logan, ainda da primeira geração, começou a ser vendido no Irã com o nome Tondar 90. Mas, por conta de sanções em vigor desde 2018 o sedã saiu de linha em 2019. Desde então a fabricante local SAIPA procura meios de religar a linha de montagem. Parece que dessa vez eles conseguiram.

De acordo com o CEO do Saipa Automotive Group, Mohammad Ali Timuri, a produção do sedã será retomada em fevereiro. A empresa teria firmado um acordo de fornecimento de motores e outros componentes mecânicos com a AvtoVAZ, que pertencia à Renault e foi transferida ao governo russo no ano passado.

saipa-p90
(Reprodução/Internet)

Mas nessa retomada o sedã compacto estará muito diferente. Desde 2020 a empresa trabalha em uma modernização do projeto, com nova traseira com lanternas que avançam sobre o porta-malas e dianteira com linhas muito mais angulares, grade hexagonal e até faróis de led. Com as mudanças, ele passará a se chamar Saipa P90.

Continua após a publicidade
saipa-p90
(Reprodução/Internet)

Dois motores eram cotados para o P90 anteriormente: o  motor original francês Renault K4M com 105 cavalos de potência ou um 1.5 turbo de desenvolvimento próprio com modestos 112 cv. Agora, a Saipa usaria motores russos, como um 1.6 de 122 cv do Niva.

Compartilhe essa matéria via:
saipa-p90
(Reprodução/Internet)

Unidades pré-série já estão sendo montadas e, de acordo com Ali Timuri, o mercado-alvo será a Rússia. Os planos são otimistas: usar suas seis fábricas para fazer 540.000 carros ainda 2023, exportar 10.000 carros e montar 100.000 carros importados em CKD. Depois, a Saipa ainda pretende exportar o carros em CKD para a Venezuela, outro mercado da empresa com seus outros modelos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.