A Porsche estreou no mundo dos carros elétricos com o Taycan e agora quer mais. Para capitalizar em cima de um segmento de sucesso, a montadora anunciou que ainda nessa década lançará um novo SUV elétrico e com proposta esportiva. E não será o novo Macan elétrico.
O SUV, que recebeu o codinome K1, estará posicionado acima do Porsche Cayenne, tanto em tamanho, quanto em preço. Uma possível carroceria com três fileiras está sendo especulada, mas ainda não há nada confirmado pela montadora.
Oliver Blume, CEO da Porsche, descreveu o SUV, que será fabricado em Leipzig, na Alemanha, como “Uma interpretação muito esportiva de um SUV”, o que faz sentido já que a montadora confirmou que ele usará uma variante esportiva da nova arquitetura do grupo Volkswagen.
A SSP (Scalable Systems Platform) é a nova plataforma do conglomerado alemão, que estreará em 2025 com a versão de produção do conceito Volkswagen Trinity. Já o novo SUV da Porsche usará a SSP-Sport, sua variante esportiva, que também será usada por Lamborghini, Bentley e Audi, de acordo com o site Autocar.
Já o site americano Automotive News, informa que o K1 terá seu trem de força baseado no Porsche Mission R, mais recente carro de corrida elétrico da marca. Entre as tecnologias, o site afirma que o SUV herdará os motores elétricos refrigerados a óleo, porém sua potência deverá ser menor do que os 1.088 cv do Mission R.
Pensando no mercado, Blume diz que eles estão “visando os segmentos de margens de lucro mais altas”. A expectativa é de que ele siga no embalo dos outros modelos, já que os SUVs Macan e Cayenne foram os dois carros mais vendidos da marca em 2021, seguidos pelo EV Taycan, que passou o 911 nas vendas.
Aliás, os dois atuais SUVs da Porsche já estão com suas eletrificações preparadas, porém devem ser baseados na plataforma PPE (Premium Platform Electric), com o Macan EV chegando já em 2024. O Panamera terá uma nova geração também elétrica (com a plataforma SSP-Sport), que o colocará lado a lado com o Macan, enquanto o 718 EV deve chegar a partir de 2025. Já o 911 ganhará um facelift e o mais provável é que ele se torne um híbrido.
Com o projeto de eletrificação do portfólio, a meta da Porsche é chegar a 80% das vendas composta por EVs até 2030.