Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Porsche 911 Sport Classic é um Turbo S com 550 cv e câmbio manual

Série limitada a 1.250 unidades homenageia o passado nos mínimos detalhes e será vendida no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 abr 2022, 22h32 - Publicado em 27 abr 2022, 22h11

Calma, essa não é uma série especial de adesivos, com alguns cavalos a mais e equipada com itens de série que seriam opcionais. O novo Porsche 911 Sport Classic é uma série realmente especial e limitada.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Na verdade, é bem provável que os colecionadores disputem a tapas as 1.250 unidades criadas para homenagear e reinterpretar elementos clássicos das primeiras gerações do esportivo, da forração dos bancos ao câmbio manual. Pelo menos foi o que aconteceu na última edição desta série, lançada em 2009.

2023-porsche-911-sport-classic
(Divulgação/Porsche)

Desta vez o projeto nasceu de uma parceria entre o Porsche Exclusive Manufaktur, divisão de projetos feitos sob encomenda da marca alemã, e o departamento de design da fabricante.

Continua após a publicidade
2023-porsche-911-sport-classic
(Divulgação/Porsche)

A própria base é especial. Os 911 Sport Classic usam a mesma carroceria dos 911 Turbo e Turbo S. Ela é mais larga e tem partes como teto e capô de fibra de carbono. Na traseira, o aerofólio fixo do tipo Ducktail (que remete ao 911 RS 2.7 de 1972) também funciona como tomada de ar para o motor. 

2023-porsche-911-sport-classic
(Divulgação/Porsche)

Por sinal, o motor é o mesmo seis cilindros boxer 3.7 twin-turbo (TGV), mas em configuração exclusiva. Além de ter 550 cv, ou 30 cv a menos que o 911 Turbo, seu câmbio é o manual de sete marchas. É uma configuração única na Porsche que lhe garante o título de carro manual mais potente da marca na atualidade.

2023-porsche-911-sport-classic
(Divulgação/Porsche)

Para deixar tudo ainda mais legal, a tração traseira foi preservada, o escape é exclusivo para esta versão e a Porsche retirou parte do isolamento acústico para que o som ecoe livremente pela cabine. Quem comprar não vai reclamar disso, muito pelo contrário.

2023-porsche-911-sport-classic
(Divulgação/Porsche)

Ainda na parte técnica, o Sport Classic tem calibração específica para a suspensão (baseada nos Turbo e GTS), 1 cm mais baixa, e também para o sistema de suspensão ativa. Também há calibração específica para o comportamento do eixo traseiro direcional, da direção e o câmbio teve relações encurtadas. O sistema de freios, porém, é o mesmo do 911 Turbo.

Compartilhe essa matéria via:

Especial aos olhos

Fãs de Porsche são capazes de pegar as referências com facilidade. As rodas Fuchs foram vistas primeiro no 911S, em 1967, mas hoje têm 20″ na dianteira e 21″ na traseira. Logotipos remetem ao design usado em 1963 enquanto a cor Sport Grey Metallic é uma releitura do Fashion Grey do Porsche 356, que já havia sido recriada pelo 911 Sport Classic de 13 anos atrás. O processo de pintura é todo manual.

2023-porsche-911-sport-classic
(Divulgação/Porsche)

Os logotipos não são apenas dourados, são folheados a ouro e cabe ao comprador escolher entre ter espaços em branco na carroceria para colocar números (entre 0 e 99) ou ter um visual limpo.

2023-porsche-911-sport-classic
(Divulgação/Porsche)

Na cabine, destaque para o painel forrado em couro preto e marrom, remetendo aos primeiros Porsche 911, e para os apliques em madeira Paldao. Os bancos têm couro Semi-Aniline e o tecido Pepita aparece na parte central e nas portas.

2023-porsche-911-sport-classic
(Divulgação/Porsche)

Tanto o conta-giros quanto o relógio montado no painel, que faz parte do pacote Sport Chrono padrão, tem agulhas na cor branca em contraste com os numerais e detalhes na cor verde, enquanto o logotipo da Porsche aparece nos apoios de cabeça e na tampa do console central. Há também soleira de porta com o nome da versão e um emblema no painel identificando a unidade.

O Porsche 911 Sport Classic será vendido no Brasil, mas o preço e o número de unidades não foi divulgado.

Galeria – Porsche 911 Sport Classic

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.