Porsche 918 Spyder de R$ 13 milhões é o carro com IPVA mais caro de São Paulo
Porsche 918 Spyder vem sustentando o recorde de IPVA mais caro: valor supera os meio milhão de reais; Rolls-Royce Cullinan é o campeão entre os SUVs

Além das festas, o final de ano também é a época onde os motoristas começam a ter de se preocupar com o pagamento de IPVA. É quando os estados divulgam seus calendários de pagamento e quando descobrimos quais modelos terão o imposto mais alto.
O estado de São Paulo já revelou que o IPVA 2025 mais caro será dos Porsche 918 Spyder ano 2015. São quatro unidades emplacadas no estado e o IPVA de cada um vai custar R$ 542.276. O esportivo é avaliado em R$ 13.556.900, de acordo com a tabela Fipe.

O 918 Spyder vem sustentando o recorde há alguns anos e deixou sua marca na história de QUATRO RODAS. Na época do seu lançamento, em 2016, o esportivo quebrou o recorde de 0 a 100 km/h entre todos os carros testados por nós até aquele momento. O Porsche levou apenas apenas 2,6 s para concluir o sprint. Só foi superado em 2022 pelo elétrico Tesla Model S Plaid, que cravou 2,5 s.
E não era para menos. O 918 Spyder é um híbrido com três motores. O principal é um V8 de 616 cv e 55 kgfm. Quem auxilia ele são dois motores elétricos, um dianteiro de 131 cv, e outro traseiro de 158 cv. Juntos, o trio entrega 899,3 cv e 130,5 mkgf.
Entre os SUVs e picapes, o IPVA mais caro é de um modelo igualmente icônico, mas que custa a quase a metade do preço do 918 e tem uma proposta bem diferente. Estamos falando do Rolls-Royce Cullinan de 2023.
Voltado para o luxo, esse é o tipo de carro que quem compra, geralmente não está assim tão preocupado em dirigi-lo, mas quer aproveitar todo o conforto que ele pode aparecer. Nem por isso seu motor é fraquinho. Ele tem um V12 biturbo de 571 cv e 86,67 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 5,2 s.

Avaliado em R$ 6.035.586 pela Fipe, apenas dois Cullinan estão emplacados em São Paulo, e cada um pagará exatos R$ 241.423,44 de IPVA em 2025.
Mas não é apenas de IPVAs caros que vivemos. Há também aqueles que se dão bem e pagarão bem pouco no imposto — não levando em consideração aqueles veículos que são isentos, é claro.

Na categoria de automóveis, 53 proprietários terão que pagar a barganha de R$ 235,28. Esse valor é para o buggy Fecar Naja One, fabricado em 2005, que pela tabela Fipe está custando R$ 5.882.

Mais sortudo é o único dono de um Effa Hafei Ruiyi Pickup, fabricado em 2010. Como o pequeno utilitário está tabelado em R$ 6.652, seu IPVA em 2025 será de apenas R$ 133.04.
Ao todo, o estado de São Paulo tem uma frota de 29,4 milhões de veículos, a maior do Brasil. Destes, 19 milhões pagarão o IPVA e 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Por fim, os últimos 950 mil que restam também não pagarão o imposto por serem veículos de taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos.