Porsche 718 Cayman GT4 RS é o mais extremo e tem motor de 911 GT3
O 718 Cayman mais extremo da história tem motor de 911 GT3, baixa relação de peso/potência e um dos roncos mais belos e empolgantes do mercado atual
Cayenne Turbo GT e 911 GT3 que me perdoem, mas o 718 Cayman GT4 RS fez por merecer e passou a ter o título de Porsche mais extremo e empolgante que já dirigi. Não por menos, a inédita versão RS do esportivo de entrada da marca conquistou o recorde como o 718 mais rápido do circuito alemão de Nürburgring, com o tempo de 7:04.511, no famoso traçado de Nordschleife, que tem 20,6 km de extensão. O antecessor, o GT4, fez 7:28.000, segundo a Porsche.
Seu motor central boxer 4.0 de seis cilindros aspirado é o mesmo do primo 911 GT3, mas com 10 cv a menos – que nem sequer fazem falta entre os 500 cv de potência “restantes” e os 45,9 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático PDK, de sete marchas, com o mesmo conjunto de engrenagens do 991 II GT3 RS, vetorização de torque e diferencial de deslizamento limitado, além da mais curta relação de marchas entre todos os modelos GT da marca.
Outros aprimoramentos fazem do GT4 RS um legítimo RS (Renn Sport, Racing Sport ou Esportivo de Corrida), como os sistemas agregados dimensionados para desempenho superior. A suspensão tem eixos mais largos (7 mm na dianteira e 8 mm na traseira), molas mais rígidas e geometria traseira com cambagem mais negativa (para assegurar a maior área de contato dos pneus com a pista, nas curvas).
Os pneus foram desenvolvidos para essa versão específica do 718 Cayman, que tem rodas com travamento central. E os freios ganharam discos maiores (410 mm, na frente, e 390 mm, atrás, ante 380 mm nos dois eixos do Cayman GT4). Sempre de carbono-cerâmica.
A aerodinâmica também passou por alterações, o que resultou em uma carga até 25% maior em relação ao 718 Cayman GT4. Foram feitas mudanças em paralamas dianteiros, splitter dianteiro, entradas para refrigeração dos freios, asa traseira e difusor traseiro.
E não faltaram aperfeiçoamentos para aliviar peso como a instalação de rodas de alumínio, paralamas, capô, asa traseira e bancos de fibra de carbono, e a redução de materiais de isolamento acústico na cabine. Com 1.415 kg o Cayman tem relação de peso/potência de 2,8 kg/cv, a mesma do atual 911 GT3.
Para quem acha que tudo isso que a Porsche fez ainda é pouco, há o pacote opcional Weissach, que deixa tudo ainda melhor, com rodas de 20” de magnésio (10 kg mais leves). O kit, presente na unidade mostrada aqui, também inclui as entradas de ar, o capô e a asa traseira de fibra de carbono aparente, além do adesivo com o nome Porsche no vidro traseiro.
Outro pacote, o Clubsport, adiciona extintor de incêndio, gaiola de aço atrás dos bancos e cinto de seis pontos para o motorista. Existem ainda outros 77 opcionais, que podem ser vistos no site da marca, incluindo 115 alternativas de cores para a pintura.
MISTO DE EMOÇÕES
Enquanto a falta de conforto e comodidade dos bancos concha, com assento e encosto rígidos, ajuste manual (apenas de trilho) e abas pronunciadas nos lembram o nível de esportivo que estamos prestes a guiar, o painel com visual clássico, com grande quantidade de botões físicos e o quadro de instrumentos com mostradores analógicos, nos transporta ao passado.
Ao girar a chave, que por tradição fica do lado esquerdo do painel, o despertar do esportivo adianta o ronco do que está por vir – e esse é um dos focos da Porsche com o modelo. Antes, alguns números para se ter ideia: segundo a marca, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e pode chegar aos 315 km/h de velocidade máxima (contra 3,9 s e 302 km/h, no 718 GT4).
Tais dados ficam muito claros com as acelerações fortes, mesmo que progressivas, que fizeram o GT4 RS chegar facilmente aos 200 km/h na reta principal do Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. O câmbio de dupla embreagem trabalha rápido e de forma precisa, especialmente nos modos de condução mais voltados para o alto desempenho, o que também é de muita valia nas saídas de curva.
Por falar em curvas, elas podem ser um dos maiores prazeres do GT4 RS, que tem uma direção impecável no apontamento quase que milimétrico das manobras, aliada ao conjunto rígido de suspensão que mantém o carro colado ao chão. Ou seja, ele contorna curvas com precisão, mas também é necessário tomar cuidado: uma força a mais no pedal do acelerador pode te fazer sair de traseira, afinal, é lá que está a tração.
Para quem souber tirar proveito disso, a diversão está garantida. E tudo ao som do motor. Além do sistema de escape trabalhado para gerar um timbre “emotivo”, nas palavras da Porsche, as tomadas de ar onde seriam as janelas laterais traseiras, logo atrás da cabeça dos ocupantes, e a redução do isolamento acústico fazem com que motorista e passageiro ouçam além do motor, o trabalho de admissão do ar logo atrás do ouvido.
Até 5.000 rpm, um ronco típico de um Porsche seis-cilindros invade a cabine, com um tom agudo, mas encorpado ainda tendendo ao grave. Acima, até os 8.000 rpm, a frequência sobe e os agudos ganham força e, entre 8.000 e os 9.000 rpm máximos, antes do corte e a troca de marcha em acelerações mais fortes, o ronco transforma-se em um tom metálico estridente, é quase como um rugido de metal ecoando pela cabine por milésimos de segundo.
Ao lado do aclamado 911 GT3 RS, o 718 Cayman GT4 RS é o Porsche mais próximo possível de um carro de corrida, mas em uma embalagem mais compacta, com motor central e que pode ser ainda mais divertido. Ou seja, embora também tenha permissão para rodar nas ruas, será mais fácil encontrá-lo arrancando sorrisos e bradando aos seus 9.000 rpm em circuitos fechados pelo Brasil. O Cay-man GT4 RS está à venda com preço a partir de R$ 1.157.000, sem opcionais e personalizações.
Veredicto Quatro Rodas
Extremo em dirigibilidade e trilha sonora, o GT4 RS reúne tudo de melhor que um esportivo pode ter.
Ficha Técnica – Porsche 718 Cayman GT4 RS
Motor: gasolina, central, long., 6 cilindros, aspirado, 3.996 cm³, 24V, 500 cv a 8.400 rpm, 45,9 kgfm a 6.750 rpm
Câmbio: automatizado (PDK), 7 marchas, tração traseira
Direção: elétrica, 11,4 m (diâmetro de giro)
Suspensão: duplo A (diant. e tras.)
Freios: disco de carbono-cerâmica ventilado nas quatro rodas
Pneus: 245/35 R20 (dianteira) e 295/30 R20 (traseira)
Dimensões: compr., 445,6 cm; larg., 182,2 cm; alt., 126,7 cm; entre-eixos, 248,2 cm; peso, 1.415 kg; porta-malas, 125 l; tanque de combustível, 64 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 3,4 s; vel. máxima de 315 km/h – Dados de fábrica