Peugeot confirma picape rival de Hilux e S10 para 2022 no Brasil
Picape média derivada de projeto chinês ainda demora a chegar, via Uruguai; antes dela, marca trará os novos 208 e 2008 da Argentina
A Peugeot prometeu quatro novidades para o Brasil até 2023, com um modelo novo por ano previsto para ser lançado até lá.
Em jantar com jornalistas, Jean-Philippe Imparato, CEO global da marca, também confirmou que um desses lançamentos é a picape média com jeitão de Toyota Hilux antecipada por QUATRO RODAS no início deste ano. Esta chegará ao país em 2022.
Entretanto, nosso mercado não será responsável pela estreia do utilitário e nem mesmo pela produção, que será no Uruguai.
O modelo é inédito, mas as primeiras imagens serão reveladas em março de 2020. E, apesar de o projeto ser chinês, derivado da picape Kaicene F70 – a Kaicene é uma marca de utilitários pertencente à Changan, seu motor deverá ser turbodiesel de origem Peugeot.
O executivo fez questão de dizer que essa será uma picape “de verdade”, ou seja, construída sobre chassi de longarina e com direito a capacidade de carga de até uma tonelada.
O que mais vem aí
Quanto aos demais lançamentos, já sabemos que o primeiro modelo a estrear por aqui será o novo 208, em meados de 2020.
O hatch já circula em testes no Brasil, mas deixará de ser feito em Porto Real (RJ) na próxima geração e passará a ser trazido da Argentina. Será ele o responsável por estrear na América do Sul a plataforma modular CMP, derivação da EMP2 para veículos compactos desenvolvida em parceria ocm outra chinesa, a Dongfeng.
Em seguida, para 2021, a empresa trará o novo 2008. O SUV estreou neste ano na Europa e também passará a ser trazido do país vizinho.
Resta saber o que virá em 2023. Um elétrico? Imparato diz que eles eventualmente virão ao Brasil e que, quando o consumidor local assim demandar, a Peugeot terá opções para abastecer prontamente nosso mercado.
Vale lembrar que, além dos planos da própria marca, a Citroën recebeu investimentos para fazer três novos modelos de entrada por aqui.
Batizado Smart Car, o projeto terá um hatch de entrada posicionado abaixo do 208 (substituindo o atual C3), um sedã compacto premium e um SUV ocupando o lugar do Aircross. Todos esses modelos estão sendo desenvolvidos para mercados emergentes, como Brasil e Índia.
Ainda que a empresa garanta que continuará fazendo veículos com plataforma antiga na fábrica fluminense, pode-se presumir que o único sobrevivente da velha base PF3 deve ser o C4 Cactus.
O primeiro lançamento dessa nova família de veículos de baixo custo deverá acontecer em 2021, quando o hatch chegará às concessionárias.
Quanto à fusão entre os grupos PSA e FCA, confirmada na manhã desta quinta-feira, Jean-Philippe Imparato preferiu não comentar.