Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Peugeot 308 1.6 THP

Hatch imita o cabriolet e ganha motor turbo

Por Péricles Malheiros | fotos: Marco de Bari Atualizado em 9 nov 2016, 12h08 - Publicado em 8 nov 2012, 14h24
lancamentos

Em março, a Peugeot anunciou que o 308 teria, além dos então recém-apresentados 1.6 e 2.0, um 1.6 THP de 165 cv. A novidade chegaria em outubro, no Salão do Automóvel. Missão dada, missão cumprida: eis o 308 Feline 1.6 THP. Mas não coube ao hatch a honra de ser o primeiro 308 a estrear o eficiente motor. Na edição passada, estacionou por aqui o 308 CC, cupê-cabriolet. Com 1 530 kg – a retirada do teto exige a aplicação de pesados reforços estruturais -, o 308 CC foi de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e fez 9 km/l na cidade e 12,1 na estrada. O hatch estreante, com 1 392 kg, registrou 9 segundos no 0 a 100 km/h e 9,4 km/l na cidade e 13,5 na rodovia.

Ágil, o 308 se mostra um carro bom de guiar, principalmente para quem tem perfil esportivo. A suspensão tem curso curto e suas molas têm calibragem mais firme, assim como o sistema de direção – em manobras, porém, é bastante leve.

Segundo uma fonte ligada à Peugeot, o 308 THP custará cerca de 73 000 reais – 7000 reais acima da versão Feline com motor 2.0 flex sem turbo. Essa é uma política diferente da adotada no sedã 408, no qual a versão topo de linha, Griffe, não apresenta diferença de preço entre os modelos equipados com motor 2.0 flex aspirado e 1.6 turbinado.

Os itens de série empolgam: airbags frontais, laterais e de cortina, iluminação diurna com leds, controles de estabilidade e tração e freios com ABS, BAS e EBD. O conforto é assegurado por ar digital bizona com saída traseira, sensor de estacionamento, retrovisores com rebatimento elétrico, som com Bluetooth e comandos no volante e o belo teto panorâmico – fixo, sem abertura.

Continua após a publicidade

A cabine mostra bom acabamento, na montagem e nos materiais. Não faltam porta-objetos, todos de acesso fácil e funcionais – exceto os porta-copos, muito rasos, ao lado do freio de mão. Na hora de viajar, o porta-malas de 430 litros pode restringir a quantidade de bagagem da família – o sedã 408 leva 526 litros. Mas até quem for atrás irá seguro: há cinto de três pontos e apoio de cabeça para os três passageiros.

VEREDICTO

O comportamento dinâmico esportivo do 308 ficou ainda mais interessante com a chegada do motor 1.6 THP.

635_308_01.jpg

GPS com tela no painel é opcional. Os retrovisores externos, assim como as rodas, têm pintura cinza. O Motor 1.6 THP BMW/Peugeot: turbo e 165 cv.

FICHA TÉCNICA
Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8v, turbo
Cilindrada 1998 cm3
Potência 165 cv a 6000 rpm
Torque 24,5 mkgf a 1400 rpm
Câmbio automático, 6 marchas, tração dianteira
Dimensões comprimento, 428 cm; largura, 182 cm; altura, 150 cm; entre-eixos, 261 cm
Peso 1392 kg
Equipamentos ar-condicionado digital bizona, ABS, airbags frontais e laterais, piloto automático
Continua após a publicidade

Publicidade