Peugeot 2008 ganha facelift na Europa e deve chegar ao Brasil até 2024
SUV aproveita bom momento para ficar mais estiloso e aprimorar sua tecnologia; chegada ao Brasil está garantida com versões elétrica e a combustão
A Peugeot tem sido ousada e ambiciosa com a aplicação da nova linguagem de design, que começou em 2010 com o 508, mas que tem sido sucessivamente modernizada. No caso do recente 408 o atrevimento estilístico foi elevado até onde muitos não esperariam e, diz quem já o viu, que o próxima geração do SUV 3008 vai arrebentar com a escala de emoções na marca do leão.
O Peugeot 2008 tem estado continuamente entre os SUVs compactos mais vendidos desde que chegou ao mercado em 2013 e, mesmo com o passar dos anos – e a chegada de muitos novos concorrentes – continua sendo um dos preferidos na Europa. A prova disso está no fato dele ter emplacado 142.000 unidades no velho continente em 2022 (o que lhe valeu o terceiro lugar no ranking neste segmento, depois do VW T-Roc e do Dacia Duster), menos 50.000 (cerca de 37%) do que no ano anterior. Mas no primeiro trimestre de 2023 perdeu seu lugar no pódio para o mais recente Toyota Yaris Cross.
Para reforçar o bom número de vendas do 2008 e da sua versão elétrica, a Peugeot lança oficialmente a nova versão do SUV, com melhorias no design e na mecânica. No exterior, o destaque vai para os novos faróis dianteiros e traseiros que projetam uma imagem mais moderna, enquanto por dentro há uma nova central multimídia maior do que a anterior indo de 7 para 10 polegadas.
A mais importante inovação, no entanto, está na parte mecânica. O e-2008 agora passa a ser equipado com o mesmo sistema de propulsão dos mais modernos carros elétricos do Grupo Stellantis. Dos 136 cv anteriores, o SUV passa a desenvolver 156 cv. Continua sendo um um rendimento mediano, mas constitui um passo na direção certa.
Similarmente, a bateria teve sua capacidade aumentada de 50 para 54 kWh, o que elevou a autonomia de 340 para mais de 400 km (sendo o consumo médio homologado de 15,9 kWh/100 km, sem diferença em relação ao modelo que vai ser substituído), segundo o ciclo WLTP.
Não há novidades no que diz respeito a velocidade de carregamento. Ou seja, em corrente alternada pode chegar a 11 kW com o carregador de bordo trifásico, opcional. De série, ele vem com um carregador monofásico de 7,4 kW. Já em corrente direta, o carregamento pode ser feito a um máximo de 100 kW.
Para além da versão elétrica, o Peugeot 2008 vai continuar sendo vendido com vários motores a combustão. As duas variantes do motor de 3 cilindros 1.2 continuam a render um máximo de 100 cv e de 130 cv, enquanto o 4 cilindros 1.5 diesel mantém os 130 cavalos da geração atual. Todas estas opções funcionam acopladas a uma caixa automática de oito velocidades.
No início de 2024 a marca irá adicionar à gama a versão híbrida de 136 cv, que combina um motor a gasolina com outro elétrico, além de uma transmissão de dupla embreagem. A Peugeot espera uma redução de 15% no consumo médio e assegura que o 2008 Hybrid pode ser dirigido metade do tempo em modo elétrico em trajetos urbanos. Na europa, o 2008 chega em três versões: Active, Allure e GT.
O facelift de segunda geração deve chegar ao Brasil entre o fim do ano e o início de 2024, mas sua produção não será mais em Porto Real, no Rio de Janeiro, passando a ser importado da Argentina, assim como ocorre com 208. A motorização ainda não foi confirmada e é possível que ele tenha com os já conhecidos 1.0 e 1.3 que equipam outros modelos da Stellantis, além da versão elétrica, a única com o design mais atual do SUV.