Pesquisa revela os dez carros menos confiáveis nos EUA
Estudo foi realizado com mais de 500 mil carros e combina resultados de pesquisa de satisfação com proprietários à testes de pistas e dados de segurança
A respeitada organização Consumer Reports é conhecida pela sua criteriosa avaliação de produtos americanos. Nessa semana, o órgão revelou uma pesquisa realizada na qual aponta os dez carros com menor confiabilidade nos Estados Unidos.
Feita anualmente, a pesquisa coletou dados de mais de meio milhão de veículos e seus proprietários, analisando inúmeros componentes que podem dar problema em algum carro. Dentro disso, o órgão estudou 17 áreas problemáticas, a exemplo de freios que fazem barulho, acabamentos dos interiores, assim como reparos de transmissões fora de garantia e problemas com sistemas de tração integral.
LEIA MAIS:
>> Consumer Reports elege os 10 melhores carros à venda nos EUA
>> Consumer Reports não recomenda a compra de elétricos usados nos EUA
>> Os 10 carros mais vendidos nos EUA em 2016
Dessa forma, a Consumer Reports pondera a gravidade de cada problema para criar uma pontuação de confiança para cada veículo. Assim, essa pontuação é combinada com os testes de pista promovidos pelo órgão, bem como os resultados de pesquisa de satisfação com os proprietários e dados de segurança. Com todas essas informações, é definida a pontuação geral de cada modelo testado.
10º – Fiat 500 L
A versão large do simpático 500 entrou na lista por conta de os proprietários do modelo terem relatado problemas com a transmissão automática, que pode patinar ou até travar. Além disso, o 500L ficou devendo também por conta de problemas com a parte elétrica, componentes eletrônicos e direção.
9º – Ford Fiesta
O Fiesta aparece na lista por apresentar problemas na transmissão automática Powershift (já motivo de recall no Brasil). Nos Estados Unidos, os donos do hatch reclamaram da embreagem, que patina, além de ruídos na transmissão e trocas de marchas ásperas. Ruídos, vazamentos e falhas elétricas também contribuíram para a má avaliação.
8º – Chevrolet Tahoe / GMC Yukon
O grande SUV Chevrolet Tahoe e sua variante mais luxuosa, o GMC Yukon, contam com espaço, motor e equipamentos de sobra. Mas isso não os livrou de estarem presentes na lista, graças a problemas como vibrações na direção, avarias na parte elétrica e nos equipamentos eletrônicos.
7º – Ram 2500
A picape Ram 1500 é a terceira mais vendida nos Estados Unidos, mas a versão de maior porte 2500 é a que apresentou mais reclamações dos seus proprietários. Entre elas, estão as vibrações no volante, bem como nos componentes da tração 4×4, parte elétrica e sistema de controle de emissões e sensores.
6º – Tesla Model X
O exótico SUV da Tesla, o Model X, chama a atenção pelo visual futurista e pelas portas traseiras com aberturas do tipo gaivota. São exatamente elas o motivo de falhas, com seu complexo sistema de abertura elétrico, além de defeitos nas fechaduras e travas das portas, componentes eletrônicos e até no sistema de ar-condicionado.
5º – Chysler 200
Pouco lembrado no mercado dos EUA, a presença do Chrysler 200 nesse ranking de índice de baixa confiabilidade não vai melhorar sua vendas. As principais queixas são em relação ao câmbio automático, que pode patinar e travar, além da aspereza nas trocas de marchas. Problemas na direção também foram constantemente relatados.
4º – Chevrolet Suburban / GMC Yukon XL
De tamanho colossal, Chevrolet Suburban e GMC Yukon XL são construídos sobre a mesma plataforma e transportam sete pessoas com conforto. Mas o órgão afirmou que os dois tiveram problemas na transmissão automática de oito velocidades, com operação áspera e que patina. Falhas no sistema de tração integral, na parte elétrica e equipamentos eletrônicos também foram relatados.
3º – Jeep Renegade
Sucesso de vendas no mundo inteiro (inclusive no Brasil), o Jeep Renegade ficou na terceira posição na lista de carros com menor confiabilidade. As unidades apresentaram defeitos nos freios, na transmissão, na direção e equipamentos eletrônicos, como o rádio.
2º – Ford Focus
Valorizado pela boa dirigibilidade, o Ford Focus entrou na lista – assim como o Fiesta – por conta da transmissão automatizada Powershift, com os mesmos problemas do irmão menor, como trocas de marchas ásperas e embreagem patinando (com necessidade de troca do componente).
1º Cadillac Escalade
Em primeiro lugar (posição que ninguém aqui gostaria de estar), um grande SUV de luxo. Os donos de Cadillac Escalade relataram falhas na transmissão, sistema de tração integral travado no modo 4WD, na central multimídia lenta, vazamentos através do teto solar e até caríssimas trocas do câmbio automático.