Peruas, minivans e sedãs médios manuais devem ser extintos

Seja por mudanças no mercado, seja pela chegada de novos predadores, alguns modelos desapareceram (ou estão desaparecendo) das lojas

Fiat palio weekend Fiat Weekend: após 20 anos de mercado deixará de ser produzida

Fiat Weekend: após 20 anos de mercado deixará de ser produzida (Divulgação/Fiat)

Arara-azul, onça-pintada e mico-leão-dourado são exemplos de animais em extinção no Brasil. Já na fauna automotiva, algumas espécies também correm o risco de sumir (ou até já sumiram) do mapa. E não estamos falando apenas de números de vendas, mas de modelos à disposição do consumidor.

Dizimadas pelos SUVs, é cada vez mais raro avistar peruas nas lojas. Com a provável despedida da SpaceFox (agora vendida em uma versão) para breve e o fim da fabricação da Fiat Weekend. O segmento de peruas de entrada não deve ter nenhum representante.

Linha 2017 da SpaceFox contará apenas com uma versão

Linha 2017 da SpaceFox contará apenas com uma versão (Divulgação/Volkswagen)

Ao todo, foram 1.578 SpaceFox de janeiro a novembro, e 3.286 da Weekend, segundo a Fenabrave. A Fiat vendeu, em praticamente o ano todo, o que o Renegade fez só em novembro (3.423 unidades).

Golf Variant, A4 Avant, Classe C Estate e V60 fazem parte de um nicho premium. As minivans vão pelo mesmo caminho e permanecem apenas Chevrolet Spin, JAC J6 (perto de ser descontinuada) e Citroën C4 Picasso.

JAC J6 Diamond Minivan da JAC deve ser descontinuada após a marca anunciar que focará no segmento de SUVs

Minivan da JAC deve ser descontinuada após a marca anunciar que focará no segmento de SUVs (Marco de Bari e Diego Cardoso/Quatro Rodas)

Quem também vem sumindo são os sedãs médios com câmbio manual –afinal, esse público prefere o conforto do câmbio automático. Segundo um estudo encomendado por QUATRO RODAS 97% dos sedãs médios vendidos são automáticos.

Agora, há apenas o Honda Civic Sport, de R$ 87.900, que emplacou 682 unidades das 22.985 da linha Civic, segundo a consultoria Jato. Ou seja, 3% do mix. Por isso, as versões mecânicas de C4 Lounge e Jetta deixaram de ser oferecidas recentemente.

Painel de instrumentos é completo e moderno. A iluminação é agradável aos olhos Civic Sport emplacou apenas 682 unidades no acumulado de 2017 até novembro

Civic Sport emplacou apenas 682 unidades no acumulado de 2017 até novembro (Leo Sposito/)

Já os compactos de entrada extinguiram de vez suas configurações de duas portas em prol da praticidade das quatro portas. O VW Up!, por exemplo, sai da fábrica de Taubaté (SP) com duas portas apenas para a exportação – entre outros países, ele é vendido na Argentina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Andre Gessner

  2. Lamentavelmente as montadoras adotaram o sistema de manadas, vão todas para o mesmo lado, tirando de linha bons produtos, quando poderiam variar.
    Agora, vão chamar de “SUV” praticamente todos os tipos de carros. É um engana bobo, pois o que vai mudar mesmo são os preços!!

  3. joznildo cipriano

    Com certeza, vejo produtos muitos bons e com preços acessíveis dendo dizimados.