Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Perua mais barata à venda no Brasil é elétrica e custa mais de R$ 700.000

Brasil só tem três peruas à venda atualmente e todas são de luxo, eletrificadas e têm preços proibitivos

Por Henrique Rodriguez 17 Maio 2022, 11h24

Se não era fácil ser fã de peruas no Brasil, agora está longe de ser barato. Se já faltavam opções desde o fim de VW Golf Variant e Fiat Weekend, agora, sequer existem os Mini Clubman e versões de BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, ou a Volvo V60. O que resta são peruas esportivas e a mais barata delas custa R$ 699.000 em sua configuração mais básica.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Trata-se da Porsche Taycan 4 Cross Turismo sem opcionais (há pelo menos uma centenas deles). A versão perua do Taycan (cuja versão básica custa R$ 629.000) chega ao Brasil apenas com visual mais aventureiro e tem dois motores que somam 326 cv, com pico de 405 cv quando com controle de largada. O motor traseiro tem câmbio de duas marchas.

Porsche Taycan Cross Turismo
Porsche Taycan Cross Turismo Divulgação/Porsche

O conjunto de baterias de 79,2 kWh garante autonomia de até 432 km em ciclo combinado WLTP. A Porsche declara 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. 

porsche_panamera_4_e-hybrid_sport_turismo_11
Divulgação/Porsche

A Porsche ainda tem outra perua, mas híbrida. É a Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, que custa a partir de R$ 709.000. Ela combina o motor V6 2.9 turbo de 330 cv com um elétrico de 136 cv, chegando ao pico de 432 cv e 71,4 kgfm.

porsche_panamera_4_e-hybrid_sport_turismo_11
Divulgação/Porsche

Com bateria de 17,9 kWh, a perua híbrida é capaz de rodar até 55 km (WLTP) apenas com o motor elétrico, que leva a Sport Turismo a até 140 km/h, A Porsche declara 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e velocidade máxima de 280 km/h.

Continua após a publicidade

Quem quiser andar mais rápido ainda tem mais uma perua como opção. A Audi não tem novas unidades da RS 4 Avant disponíveis para 2022, mas a RS 6 Avant segue disponível e custa 1.119.990.

audi_rs_6_avant_rs_tribute_edition_8_09f905ad137c0f57
Divulgação/Audi

Seu motor é o mesmo V8 4.0 biturbo que equipa o Lamborghini Urus. Não tem os mesmos 650 cv, mas os 600 cv e 81,6 kgfm o que ainda é muito. A transmissão é automática de oito marchas e a tração, integral, como manda a cartilha dos bons Audi RS. Ainda tem diferencial autoblocante, que permite transferência de até 70% da força para o eixo dianteiro ou 85% para o traseiro.

Esse conjunto a torna uma das peruas mais rápidas do mundo, capaz de chegar aos 100 km/h em 3,6 segundos e a uma máxima de 306 km/h.

audi_rs_6_avant_rs_tribute_edition_8_09f905ad137c0f57
Divulgação/Audi

E se ficar com peso na consciência, vale lembrar que a Audi RS6 Avant é híbrida. Seu conjunto mecânico tem um sistema híbrido parcial de 48V integrado por meio de correia: é responsável por cumprir a função de alternador, motor de partida e também é capaz de impulsionar a RS6 entre 55 e 160 km/h, quando em velocidade constante, por até 40 s.

A energia fica armazenada em um bateria de íons de lítio, que pode armazenar mais de 12 kW em uma desaceleração leve. No uso diário é possível evitar o consumo de 800 ml de gasolina a cada 100 km.

Qual é o futuro das peruas?

A Mercedes já definiu que não vai desenvolver novas gerações para as peruas que comercializa atualmente, como a nova C200 All-Terrain, por falta de demanda. Mas a BMW ainda aposta na carroceria station wagon, tanto que está prestes de lançar a M3 Touring, uma perua esportiva que passou mais de 20 anos como promessa.

Audi A6 Avant e-tron concept
Static photo,Colour: Neptune Valley Divulgação/Audi

A Audi, por sua vez, já ensaia como será a próxima geração da A6 Avant elétrica com o conceito A6 Avant E-Tron, que diz representar 95% do carro definitivo. Ou seja, ainda não é o fim das peruas.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)