Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Perua mais barata à venda no Brasil é elétrica e custa mais de R$ 700.000

Brasil só tem três peruas à venda atualmente e todas são de luxo, eletrificadas e têm preços proibitivos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 Maio 2022, 11h24

Se não era fácil ser fã de peruas no Brasil, agora está longe de ser barato. Se já faltavam opções desde o fim de VW Golf Variant e Fiat Weekend, agora, sequer existem os Mini Clubman e versões de BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, ou a Volvo V60. O que resta são peruas esportivas e a mais barata delas custa R$ 699.000 em sua configuração mais básica.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Trata-se da Porsche Taycan 4 Cross Turismo sem opcionais (há pelo menos uma centenas deles). A versão perua do Taycan (cuja versão básica custa R$ 629.000) chega ao Brasil apenas com visual mais aventureiro e tem dois motores que somam 326 cv, com pico de 405 cv quando com controle de largada. O motor traseiro tem câmbio de duas marchas.

Porsche Taycan Cross Turismo
Porsche Taycan Cross Turismo (Divulgação/Porsche)

O conjunto de baterias de 79,2 kWh garante autonomia de até 432 km em ciclo combinado WLTP. A Porsche declara 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. 

porsche_panamera_4_e-hybrid_sport_turismo_11
(Divulgação/Porsche)

A Porsche ainda tem outra perua, mas híbrida. É a Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, que custa a partir de R$ 709.000. Ela combina o motor V6 2.9 turbo de 330 cv com um elétrico de 136 cv, chegando ao pico de 432 cv e 71,4 kgfm.

Continua após a publicidade
porsche_panamera_4_e-hybrid_sport_turismo_11
(Divulgação/Porsche)

Com bateria de 17,9 kWh, a perua híbrida é capaz de rodar até 55 km (WLTP) apenas com o motor elétrico, que leva a Sport Turismo a até 140 km/h, A Porsche declara 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e velocidade máxima de 280 km/h.

Quem quiser andar mais rápido ainda tem mais uma perua como opção. A Audi não tem novas unidades da RS 4 Avant disponíveis para 2022, mas a RS 6 Avant segue disponível e custa 1.119.990.

audi_rs_6_avant_rs_tribute_edition_8_09f905ad137c0f57
(Divulgação/Audi)

Seu motor é o mesmo V8 4.0 biturbo que equipa o Lamborghini Urus. Não tem os mesmos 650 cv, mas os 600 cv e 81,6 kgfm o que ainda é muito. A transmissão é automática de oito marchas e a tração, integral, como manda a cartilha dos bons Audi RS. Ainda tem diferencial autoblocante, que permite transferência de até 70% da força para o eixo dianteiro ou 85% para o traseiro.

Continua após a publicidade

Esse conjunto a torna uma das peruas mais rápidas do mundo, capaz de chegar aos 100 km/h em 3,6 segundos e a uma máxima de 306 km/h.

audi_rs_6_avant_rs_tribute_edition_8_09f905ad137c0f57
(Divulgação/Audi)

E se ficar com peso na consciência, vale lembrar que a Audi RS6 Avant é híbrida. Seu conjunto mecânico tem um sistema híbrido parcial de 48V integrado por meio de correia: é responsável por cumprir a função de alternador, motor de partida e também é capaz de impulsionar a RS6 entre 55 e 160 km/h, quando em velocidade constante, por até 40 s.

Continua após a publicidade

A energia fica armazenada em um bateria de íons de lítio, que pode armazenar mais de 12 kW em uma desaceleração leve. No uso diário é possível evitar o consumo de 800 ml de gasolina a cada 100 km.

Qual é o futuro das peruas?

A Mercedes já definiu que não vai desenvolver novas gerações para as peruas que comercializa atualmente, como a nova C200 All-Terrain, por falta de demanda. Mas a BMW ainda aposta na carroceria station wagon, tanto que está prestes de lançar a M3 Touring, uma perua esportiva que passou mais de 20 anos como promessa.

Continua após a publicidade
Audi A6 Avant e-tron concept
Static photo,Colour: Neptune Valley (Divulgação/Audi)

A Audi, por sua vez, já ensaia como será a próxima geração da A6 Avant elétrica com o conceito A6 Avant E-Tron, que diz representar 95% do carro definitivo. Ou seja, ainda não é o fim das peruas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.