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Pequenos notáveis: museu de minicarros clássicos é atração no RS

Museu Cini Microcars Collection em Bento Gonçalves (RS) se dedica aos menores veículos do mundo que ficaram marcados por grandes histórias

Por Waldez Carmo Amorim
13 Maio 2022, 06h00

No Rio Grande do Sul, as cidades da chamada Serra Gaúcha são famosas pelas diversas atrações turísticas. Na industrializada Caxias do Sul, existe a Festa da Uva, que se realiza a cada dois anos, geralmente no início do ano.

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Na estância de Gramado, todos os anos acontece o Natal Luz, que atrai crianças e adultos de todo o Brasil dispostos a celebrar as festas de final de ano como era antigamente.

O que pouca gente sabe é que na cidade de Bento Gonçalves está localizado um museu de automóveis de nível internacional que, além de guardar raridades como fazem outros museus do mundo, é especializado em um tipo específico de veículos, os denominados minicarros.

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Cini Museu
Mais um Messerschmitt, uma moto BMW e diferentes versões da Isetta, incluindo uma réplica em miniatura (Divulgação/Quatro Rodas)

Segundo seu idealizador, o empresário César Cini, o Cini Microcars Collection é “o maior museu da América Latina com as menores maravilhas do mundo”. César conta que seu acervo exibe 40 modelos garimpados durante 20 anos pelos quatro cantos da Terra, por ele mesmo na companhia de sua esposa, Catia Giacomello, falecida em 2018.

“Os requisitos para estar no museu são simples, basta ser compacto, simples e ter um design funcional à frente do seu tempo”, diz o empresário. Dessa forma, cada solução de design ou engenharia, desde os anos 1930 até a década de 1990, é uma pequena viagem no tempo.

Eles são pequenos por fora, mas imensos de histórias e boas lembranças.

Museu Cini
Modelos ingleses, alemães e italianos de diferentes épocas expostos no mesmo ambiente do museu (Divulgação/Quatro Rodas)

“Lembro quando eu morava na Itália e via aqueles pequeninos Cinquecento transportando famílias inteiras pelas ruas tão estreitas que mal cabiam um carro normal”, conta o colecionador. “Naquele momento, eu não queria só conhecer a história dos carros, mas também fazer parte dela”, relembra.

No museu, que tem mais de 600 metros quadrados de área, estão expostas raridades como o Austin Seven 1931, primeiro modelo produzido pela BMW na Alemanha.

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Entre os carros italianos que tocaram o coração de César quando menino e foram os responsáveis pela popularização do automóvel naquele país estão o Fiat Topolino, um dos menores e mais baratos carros fabricados pela montadora italiana entre 1936 e 1955, e o chamado “carro do povo” o Fiat Cinquecento.

Cini Museu
César, encostado no Zündapp (Divulgação/Quatro Rodas)

No Cini Microcars Collection também está exposto o Fiat Multipla, uma simpática van de seis lugares com uma carroceria de apenas 3,20 metros de comprimento por 1,38 m de largura que ficou conhecida como o carro mais feio do mundo (assim como sua reedição de 1998).

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E alguns exemplares do Isetta, um minicarro pós-Segunda Guerra que, embora seja um projeto italiano, teve exemplares construídos em diversos países como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e até no Brasil, a famosa Romi-Isetta.

Entre os alemães, o destaque é o Messerschmitt KR200, modelo que foi produzido entre 1950 e 1960, capota em forma de bolha como nos aviões, motor de dois tempos e manche no lugar do volante.

Cini Museu
Filhas do dono do museu brincam em miniaturas e aprendem mais sobre a história da indústria automotiva (Divulgação/Quatro Rodas)

Há ainda um exemplar do lendário modelo inglês Mini Cooper ano 2000, um dos últimos da primeira geração, que durou de 1959 até 2000 (a segunda só veio depois de a BMW assumir a marca); um Zündapp Janus, veículo desenvolvido pela fabricante de motocicletas alemã Zündapp, representado no filme Carros 2 pelo vilão Professor Z, Zündapp, com a peculiar simetria entre as portas dianteira e traseira e um Scootacar Mark I, um carro de três rodas com chassi de aço e carroceria toda em fiberglass fabricado pela Hunslet Engine Company, de Leeds, Inglaterra, uma empresa especializada em locomotivas e que, segundo a lenda, foi construído para a esposa de um dos donos da companhia, que tinha dificuldades para estacionar o seu enorme Jaguar.

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“São verdadeiros testemunhos de época, muitos ainda estavam em uso pelos seus proprietários e foram mantidos no estado em que se encontravam quando comprados”, revela César, que faz questão de dividir essas histórias com o público que visita o museu.

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O espaço é aberto ao público e funciona de quinta a domingo, das 10 às 18 horas. O endereço é Rodovia ERS 444, km 19,2 , Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Para mais informações, acesse: www.cinimicrocars.com.br.

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