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Paraíso dos eletrônicos

Por Jeremy Clarkson
9 jan 2014, 15h21

Novo Classe S perfuma o ar, levanta roda para passar em buraco, diferencia animal de homem no escuro e… vem até com motor!

Como passo uma boa parte da minha vida em aeroportos, aprendi muito sobre o espírito humano. E o que aprendi acima de tudo é que o homem é programado geneticamente para ser atraído por lojas de aparelhos eletrônicos. Ele passa batido por todas as lojas que vendem perfumes ou que oferecem ursinhos chineses vestidos com uniforme de guarda daTorre de Londres. Passa pela vitrine de lojas de malas e bolsas como uma truta em um rio vagaroso. Mas então, levado pelas correntes de sua cabeça e por impulsos sobre os quais não tem controle, ele cai numa loja de eletrônicos e olha para as novas máquinas que fazem bipe quando você aperta seus botões. Não importa se o passageiro está atrasado, andando daquele jeito apressado típico de homens de negócios.Ainda assim ele para na loja de eletrônicos. Não importa se está pelado e o que precise urgentemente seja de calças novas. Tem fome? Tem sede? Tem só alguns minutos de vida? Nenhuma dessas coisas vai se colocar entre um homem e sua necessidade de examinar a última câmera GoPro.

O que me leva ao novo Mercedes-Benz Classe S.Ao longo dos anos, esse importante modelo tem sido a plataforma de lançamento da maioria das grandes inovações automotivas. Zonas de deformação programável. Colunas de direção dobráveis. Airbags. Esse tipo de coisa. Se é importante, ela apareceu pela primeira vez em um Classe S.

Bem, agora você já deve estar se perguntando: “Então, o que é que ele achou do novo modelo?” Bom, prenda a respiração enquanto rufam os tambores, porque… ele vem com um opcional que permite escolher as fragrâncias do ar-condicionado. Não ria. Em 30 anos, quando o Classe S estiver sendo usado como táxi, você ficará aliviado com qualquer coisa que mascare o aroma opressor das axilas do motorista. Mas eu ainda não terminei com o sistema de ar-condicionado: você também pode alterar o nível de ionização do ar sendo fornecido à cabine. Mas o que é ionização? Boa questão. Ainda bem que você perguntou. É o processo em que um átomo ou molécula adquire uma carga positiva ou negativa. Então acho que a Mercedes desenvolveu um carro que pode disparar raios pelas saídas de ventilação. Ela diz que isso torna o interior mais relaxante.

Bom, continuando com o ar-condicionado, posso dizer que sua tubulação é cheia de cascas de coco secas, que absorvem não só alguns dos gases mais desagradáveis do mundo, mas, com a ajuda da ion zação, muitos dos vírus e bactérias que há no nosso planeta. Então, é um carro no qual você não vai pegar varíola, cólera ou mesmo ebola. O que, na minha opinião, como recurso de segurança bate de longe a coluna de direção dobrável. Antes de deixarmos o ar-condicionado, tenho o dever de explicar que níveis diferentes podem ser definidos para cada parte do carro. Assim, se você tiver um passageiro que está incomodando,você pode fazê-lo sentir calor, disparar raios na cara dele e lhe passar peste bubônica.

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Sim, sei que até agora passei um longo tempo analisando o ar-condicionado, então vamos respirar fundo e passar aos assentos. Como você poderia esperar, todos eles podem oferecer uma “massagem de pedras quentes”, os apoios de braço são aquecidos e, no modelo de entre-eixos longo, os passageiros dos bancos de trás podem reclinar até quase ficar deitados. Naturalmente são fornecidos travesseiros, que não só são aquecidos, mas também servidos pelo ar-condicionado. Ok, agora eu vou deixar mesmo de falar sobre o ar-condicionado.

Vamos para outro opcional: a câmera de imagens térmicas. Quando ligada à noite, ela projeta uma imagem em tons de cinza da estrada à frente em uma tela no painel e – veja só isso –, ao detectar um pedestre, a pessoa em questão é destacada em vermelho. Isso é fantástico. Porque, quando você passa por uma rua do centro, cheia de gente nas calçadas, sente-se como se fosse o artilheiro de um  helicóptero de ataque Apache, e todas as pessoas são alvos. E, de certa maneira, elas são. Porque se uma delas fizer algo que pareça ameaçador – digamos, colocar o pé na rua –, o Mercedes dispara um laser nos olhos dela, para alertar que você está vindo. Sim, eu sei que você acha que estou inventando. Mas é verdade. Juro.

A Mercedes diz que o equipamento é tão sofisticado que é capaz de diferenciar entre uma pessoa e um animal. Mas não é bem assim. Porque quando cheguei ao meu apartamento em Londres, domingo à noite, a câmera detectou o que achou que era um ser humano, e um quadradinho vermelho destacou sua posição exata. Eu não conseguia ver nada a olho nu, por isso fui adiante, e acabei descobrindo que era um paparazzo. Nem um pouco ser humano.

Infelizmente, não seria capaz de atropelá-lo, porque o Mercedes possui um sistema que aciona o freio, mesmo se você não o fizer. O mesmo sistema permite que você ative o piloto automático em um tráfego anda e para da cidade e relaxar enquanto o carro literalmente pilota a si mesmo, mantendo uma distância segura do carro à frente.

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Mas nada se compara às câmeras que comandam o que a Mercedes chama de Magic Body Control. Não estou brincando. Quando elas veem a aproximação de um buraco na rua ou lombada, não apenas amolecem a suspensão para minimizar o solavanco: elas chegam a levantar a roda.Assim, não há solavanco nenhum.

Oh, Deus. Esqueci a iluminação interna. Você pode escolher dentre uma ampla gama de cores e até o nível do brilho de tudo. E depois, girando um botão, liga-se o sistema de som.Você, então, digita o código de 17 dígitos no seu telefone, mas não precisa se preocupar em acabar do outro lado da estrada enquanto faz isso, porque o Mercedes detecta quando o motorista está prestes a cruzar a linha branca da faixa de rodagem e, se você não indicar o contrário, traz o carro de volta para sua pista.

Eu mencionei a geladeira? Ou a despensa? Ou a disponibilidade de TVs que saem do apoio de braço central? Não? E do botão que permite que você ajuste até que altura se abre a tampa do porta-malas, de acionamento elétrico? Tem gente dizendo que todas essas coisas são ridículas e que o Classe S não está mais na vanguarda das inovações automotivas. Outros dizem – e eu até tenho alguma simpatia por este argumento – que o verdadeiro luxo é alcançado por meio do uso inteligente do espaço, luzes e silêncio, e que 1 bilhão de aparelhinhos não são páreo para a opulência absoluta que você encontra em um Rolls-Royce.

Mesmo assim, meu homem interior adorou incursionar no Mercedes, descobrindo soluções para problemas que ninguém sabia que existiam. Ah, ele também vem com motor.

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