Pagani Utopia Roadster combina motor V12 biturbo e câmbio manual
O mais novo Pagani traz a classe de um carro de luxo e o desempenho de um motor V12 biturbo desenvolvido pela Mercedes-AMG
A eletrificação tem se tornado algo comum, levando até supercarros a utilizar motores elétricos para obterem mais potência e melhor desempenho. Hoje, dificilmente esportivos são produzidos com um sistema totalmente a combustão e câmbio manual. A exceção é o Pagani Utopia Roadster.
O modelo é a continuação sem capota do Utopia cupê apresentado em 2022, sendo um superesportivo puro e com essências clássicas. Além disso, a fabricante italiana também redesenhou meticulosamente o monocoque Carbo-Titanium para ter máxima rigidez sem nenhuma adição de peso.
Assim como seu irmão, o Utopia Roadster é um dos raros hipercarros sem nenhum sistema híbrido. Debaixo do capô, há um motor V12 6.0 biturbo fonecido pela Mercedes-AMG. Ele gera 852 cv de potência e 112 kgfm de torque. A marca não compartilhou números de desempenho, mas afirmou que o supercarro terá a velocidade limitada eletronicamente em 360 km/h.
Outra “anomalia” desta versão é o seu câmbio manual de sete marchas, para a felicidade dos puristas. No entanto, ele pode ser trocado por uma trasmissão automática de sete velocidades com paddle-shifts. A tração é sempre traseira.
O motor V12 traz algumas especificações únicas que podem ser vistas quando o capô é levantado, como tampas de válvula de bronze, em fibra de carbono e outras peças chamativas. O distinto escapamento de saída central de ponta quádrupla do Pagani também ajuda na identificação do carro.
Já as rodas dianteiras são forjadas de 21 polegadas e traseiras de 22 polegadas com design pensado para o esfriamento dos freios Brembo, que incluem discos carbono-cerâmicos.
O novo Utopia tem a disposição uma infinidade de personalizações, como é de se esperar de um carro de um carro de quase R$ 20 milhões. O modelo apresentado nas fotos está pintado na cor Habanero Red, e permite que a carroceria de fibra de carbono do carro apareça.
Ele também é equipado com o pacote Sport opcional, que inclui peças exclusivas feitas do material Carbo-Titanium da Pagani. Isso se aplica às abas externas móveis do conversível, às estruturas do assento e ao câmbio.
Por dentro, o esportivo traz um design clássico, com apenas uma tela de infoentretenimento voltada apenas para o motorista. O restante se resume a muitos botões e materiais macios. Os assentos adotam um padrão xadrez e a chave, curiosamente, é feitano formato do carro.
O teto do Utopia Roadster também merece um destaque, já que apresenta um painel de vidro que ajuda a manter a cabine arejada e também há um suporte para guardá-lo quando removido. Além disso, há outro teto localizado atrás dos assentos, que pode ser colocado quando o tempo muda inesperadamente.
E quando se trata de armazenamento de bagagem, cada modelo inclui duas malas de fibra de carbono e couro que vão em compartimentos em ambos os lados do motor. Os acessórios não param por aí, pois um conjunto separado de bolsas para roupas combinando fica atrás dos encostos de cabeça.
A produção será limitada para apenas 130 unidades, o que deixa o novo Utopia Roadster ainda mais exclusivo. Cada modelo custará cerca de US$ 3,4 milhões, ou R$ 19.120.000 na conversão direta.