Nova Nissan Frontier para os EUA é muito mais antiga do que parece
Os modelos tiveram profundas reformulações visuais, mas mantêm quase a mesma base mecânica da geração lançada no Brasil em 2017
A Nissan parece ter conseguido fazer mágica com a Frontier e com o Pathfinder vendidos nos Estados Unidos. A nova onda de reformulações denominada de Nissan Next, da qual fazem parte os novos Kicks e Sentra, foi completada pela apresentação do SUV e da picape média renovados.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90
Não, não se trata de uma nova geração. O ponto de partida para a nova picape foi o mesmo chassi da Frontier que foi vendida no Brasil entre 2006 e 2017. E mesmo assim está mais tecnológica e ganhou design muito mais agressivo e robusto que o da geração mais nova, vendida no Brasil.
A impressão de um veículo maior foi muito bem explorada pelo departamento de design. Estruturalmente, as mudanças foram bem discretas. Ela mantêm a mesma distância entre-eixos de 3,2 metros, mas ganhou cerca de 12 cm no comprimento.
Contrariando o visual parrudo, o anúncio prevê uma capacidade de reboque de apenas 3.048 kg, valor que não é muito impressionante na categoria.
Os detalhes cromados na grade, característicos da sua antiga geração e da maioria dos modelos da fabricante, foram abandonados para dar um tom muito mais sóbrio para a dianteira com uma grade escura e novos faróis e DRLs em full led.
O novo conjunto óptico de arquitetura mais geométrica antecipa todo o conceito da caminhonete que recebeu linhas mais retas e, de certa forma, rudimentares, que trazem um ar mais aventuresco e resistente para o projeto.
O chassi é o mesmo, mas com uma série aprimoramentos para melhorar a condução da Frontier. O sistema de amortecimento foi todo revisto com direito a adição de uma barra estabilizadora no conjunto traseiro. Os suportes hidráulicos da cabine também foram incrementados e prometem uma condução mais controlada até em terrenos mais acidentados.
O motor estreou na linha 2020 e ainda é novo. Trata-se de um V6 3.8 com injeção direta de 314 cv e 38,8 kgfm. Todas as versões serão oferecidas com um câmbio automático de nove velocidades.
Falando de versões, a Nissan divulgou que a Frontier poderá ser adquirida nos acabamentos S, SV PRO-X e PRO-4X nas carrocerias de cabine estendida e dupla, mas não foram especificados valores e nem quais equipamentos atenderão a cada um deles nos Estados Unidos.
O que sabemos é que o carro estará bem mais seguro com o incremento do sistema Nissan Safety Shield, um pacote de assistências que inclui frenagem de emergência, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, sensores de colisão e farol alto automático e sensor de tráfego traseiro. Todos esses itens estarão inclusos desde a versão de entrada.
Derivado da Frontier, o SUV Pathfinder também ganhou uma atualização mais “musculosa” e com cara de poucos amigos inspirada em sua primeira geração.
O crossover segue a identidade visual atualizada da empresa com uma nova grande grade contornada em “u” com detalhes cromados. Os novos faróis ficaram mais estreitos e, como em outros modelos, os DRL’s integram-se ao desenho da grade para formar a dianteira do novo Pathfinder.
A traseira ganhou uma grande inscrição com o nome do modelo e faróis muito mais finos que os anteriores que invadem a tampa do porta-malas. Ele será oferecido em versões de sete ou oito lugares com acabamento interno totalmente reformulado.
O pacote Nissan Safety Shield acompanha as novidades. No painel, uma nova central multimídia flutuante de nove polegadas chama a atenção. De série, o aparelho oferece conectividade para Android Auto e Apple CarPlay.
Seletor de modos de condução com sete configurações de direção e terreno, e, nas versões mais caras, head-up display e painel de instrumentos digital são outras adições para o modelo.
Segundo a Nissan, o comprador ainda terá a opção de incrementar seu crossover com um sistema de som Bose de treze alto-falantes.
Mesmo que as mudanças estéticas e tecnológicas sejam animadoras, é importante destacar que o novo Pathfinder 2022 também mantém a mesma arquitetura da geração anterior e o motor V6 3.5 de 284 cv e 35,8 kgfm ainda é o padrão. A novidade fica por conta da transmissão que deixa de ser CVT para adotar um câmbio automático de nove velocidades.
Os dois modelos anunciados têm lançamento previsto para o segundo trimestre de 2022 no mercado americano.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.